Lauro de Freitas, 20 de abril de 2014
Home » Notícias » Cuidando da Cidade leva serviços municipais à comunidade de Itinga

Cuidando da Cidade leva serviços municipais à comunidade de Itinga

Postado 22 de Maio de 2013 às 15:19

Depois de passar pela comunidade de Vila Nova de Portão e Centro de Lauro de Freitas, o projeto Cuidando da Cidade, promovido pela Prefeitura Municipal, chega ao bairro de Itinga. O evento acontece neste domingo (26), das 8h às 14h, nas proximidades da Escola 2 de Julho, e conta com um mutirão de serviços oferecidos pelas secretarias municipais, a exemplo de consultas médicas, orientação jurídica e atividades educativas e culturais, entre outras ações.

Dentre as ações que serão realizadas, a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana (Seplan) vai oferecer a regularização do Microempreendedor Individual (MEI) e prestar esclarecimentos quanto aos serviços prestados pela Secretaria. Emissão de alvará de funcionamento – documento legal que autoriza as atividades no município – e orientações acerca das restrições estabelecidas pela lei vigente para exibição de publicidade.

É importante destacar que, antes da emissão do alvará pela Seplan, o interessado deve se cadastrar no Portal do Empreendedor, para receber o Certificado de Micro Empreendedor Individual (MEI).

O atendimento que será prestado à comunidade pela Secretaria de Saúde abrange pediatra, clínico geral, teste rápido para HIV e Sífilis, distribuição de preservativos, tipagem sanguínea, verificação de glicemia e pressão arterial, atividades educativas de nutrição e saúde do idoso, orientação de saúde bucal, vacinação, abordagem sobre Anemia Falciforme, exames preventivos, orientações do Centro de Zoonoses e Ouvidoria.

A Secretaria de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel) vai emitir a Carteira de Trabalho. Já o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) vai prestar serviços do Balcão de Justiça - em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau -, além de oficina de grafite e artesanato.
No estande da Secretaria Municipal de Educação serão realizadas matrículas do Topa e dos Cadetes Mirins, além de prestar esclarecimentos sobre solicitação de históricos escolares e Educação de Jovens e Adultos (EJA), dentre outros.

A Secretaria de Assistência Social, Igualdade Racial e Cidadania (Semasci) vai realizar o workshop de trançados e turbantes. Diversos modelos de tranças soltas, de raiz e penteados, assim como técnicas variadas de turbantes serão ensinados aos participantes. A inscrição é gratuita e será feita por ordem de chegada, a partir das 8h, no stand da Semasci. O workshop terá duas turmas – de 9h às 10h30 e de 11h às 12h30 - com 20 participantes cada.

Entre as ações da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (Semarh) estão a campanha educativa “Troque sua sacola plástica por uma Ecobag” e a distribuição de cartilhas educativas sobre a água. O público também vai poder conferir o espetáculo teatral “Sustentabilidade”, formada por três personagens distintos: o Caos - criado pelo homem, fruto das suas ações em nome do progresso, que se materializa e vem em busca de “soldados” para formar o exército da destruição; o Homem - um artista rap que é envolvido pelo Caos, na promessa de conseguir sucesso, fama e riqueza; e a Sustentabilidade - que defende o ambientalismo, o consumo verde e a tecnologia limpa.

Os cidadãos que visitarem o estande da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) vão conhecer uma exposição feita com materiais da Oficina de Reciclagem. A Odonto System – parceira da Prefeitura no evento – vai prestar atendimento de prevenção bucal (orientação de higiene bucal, remoção de tártaro e aplicação de Flúor).

A Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop) vai realizar uma ação de educação no trânsito, através da campanha de respeito à faixa de pedestres. Já no espaço da Secretaria da Juventude (Seju) serão oferecidos serviços de salão de beleza (corte de cabelo, escova e maquiagem). Enquanto as atividades específicas acontecem nos estandes de cada secretaria, o palco principal trará diversas atrações culturais.