Dia Mundial da Alimentação: programa de segurança alimentar da Prefeitura beneficia a população de Lauro de Freitas

Por: Rodrigo Castro
Sábado, 16 de Outubro de 2021 às 17:05

Foto: Maína Diniz

Neste sábado (16), dia em que se comemora o Dia Mundial da Alimentação, a Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas realizou um balanço das ações já realizadas pela gestão para garantir a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade social ou de baixa renda. Em apenas um equipamento da rede, o Restaurante Popular, mais de seis milhões e oitocentas mil refeições já foram servidas desde a sua inauguração, a preços populares.

Além do Restaurante Popular, localizado no Centro, com capacidade para servir três mil refeições por dia a um preço de R$ 2, o município conta ainda com outros equipamentos voltados à garantia da segurança alimentar, como a Cozinha Comunitária da Itinga, onde já foram servidos, desde a sua inauguração, em março de 2018, até setembro deste ano, mais de 25.700 cafés da manhã, 144.157 almoços e cerca de 97 mil pratos de sopa. Todas estas refeições a preços populares.

Foto: Natanael Kiss

A rede de segurança alimentar de Lauro de Freitas, conta ainda com o banco de alimentos, localizado no Centro, próximo ao Restaurante Popular. Juntamente com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o equipamento já distribuiu mais de mil toneladas de alimentos, parte deles recebidos como doação da população e de empresas. As doações ao Banco, de quaisquer tipos de alimentos, podem ser feitas por pessoas físicas ou jurídicas, de segunda a sexta, das 8h às 14h.

Foto: Maína Diniz

Desde o início da pandemia do coronavírus, que afetou negativamente a renda das famílias, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social, a Prefeitura também já distribuiu quase 5 mil cestas de alimentos para as famílias atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, e para outros públicos diretamente afetados pela pandemia, como motoristas de transporte escolar e ambulantes, entre outros.

Para o Secretário Tito Coelho, titular da Semdesc (Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania), enaltecer o dia da alimentação é de fundamental importância. “Principalmente para a nossa cidade que tem sido referência em segurança alimentar para diversos municípios baianos. Os nossos equipamentos têm garantido, além de bons atendimentos e alimentação qualificada, inclusão para pessoas em vulnerabilidade social. O desafio de potencializar a nossa rede é diário, mas através de muito trabalho, a nossa gestão tem conseguido implementar políticas que promovam de forma consistente resultados satisfatórios em cada equipamento”, avaliou.

Alimentação de estudantes

A administração municipal também está atuando para garantir a alimentação dos estudantes da rede municipal de ensino, que com as aulas presenciais suspensas não estão contando com a merenda escolar, que em grande parte dos casos é a refeição dos alunos. Desde o início da pandemia, a Prefeitura está entregando kits alimentação em substituição à merenda escolar aos mais de 28 mil alunos matriculados. Mais de 364 mil kits já foram distribuídos.

Foto: Danilo Magalhães