Mais de 150 pessoas participam das atividades em alusão ao Janeiro Branco em Vilas do Atlântico

Por: Iana Silva
Sábado, 21 de Janeiro de 2023 às 16:04

Foto: Raphael Muller

A manhã deste sábado ensolarado (21) foi marcada por muitas atividades de lazer, relaxamento, cuidados com o corpo e conscientização sobre a saúde mental. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Saúde ( SESA), em apoio à campanha do Janeiro Branco, que traz neste ano o tema "A vida pede equilíbrio". A programação, realizada no bairro de Vilas do Atlântico, contou com alongamento, percussão corporal, caminhada, yoga, bate-papo, dança, música e muita animação.

Entre os participantes do evento, estavam os servidores, familiares e assistidos dos Centros de Apoio de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, Centro Especializado em Reabilitação (CER) e do Complexo de Saúde de Itinga. Dona Áurea Lisboa, 68 anos, é mãe de Jair Lisboa, 42 anos, assistido pelo CAPS AD (Álcool e Drogas). Eles chegaram cedo no calçadão de Vilas para aproveitar as atividades. Dona Áurea estava muito feliz e parabenizou o trabalho desenvolvido por toda a equipe. "Fiz questão de vir aqui hoje com meu filho. A nossa presença é importante para fortalecer a luta e ajudar outras pessoas a despertarem sobre o assunto. Quando chegamos no CAPS,  encontramos muito mais do que ajuda, encontramos uma verdadeira família. Estão todos de parabéns", disse.

O secretário de saúde, Augusto César Pereira, caminhou ao lado do público, reforçando a importância de estimular a prevenção de doenças psíquicas e emocionais. Na ocasião,  também agradeceu o empenho dos profissionais da rede municipal. "Graças a Deus, após passar o período de pandemia, muito preocupante, hoje conseguimos estar aqui, vivendo esse momento maravilhoso. Quero abraçar e agradecer os servidores e coordenadores de cada unidade, que realizam um excelente trabalho. Sem eles, nada disso seria possível", comentou.

O momento musical ficou por conta de José Lopes, mais conhecido como Sr. Zé.  Ele é responsável pelas oficinas musicais realizadas no CAPS AD, atraindo e levando alegria para os assistidos e familiares."Esse trabalho é muito gratificante.  A terapia é para eles e para mim também.  Sempre trago músicas que transmitem entusiasmo e confiança na vida", relatou.

A prefeita Moema Gramacho também fez questão de ir até o evento, reforçando todo o seu apoio à prevenção de doenças emocionais e uma vida equilibrada. "Neste janeiro branco, buscamos reforçar a importância de trabalhar a mente e o corpo. Sempre tivemos esse compromisso com a saúde mental. Lá em 2005, implantamos a primeira unidade do CAPS. Apesar de todas as dificuldades, conseguimos manter a unidade funcionando até hoje. Depois, implantamos o CAPS infantil para atender a demanda das crianças e o CAPS AD. Quero agradecer a colaboração dos servidores de todos os equipamentos. Eles são essenciais", relatou.