Moradores de Areia Branca aprovam funcionamento do novo Pronto Atendimento

Por: Giovanna Reyner
Terça, 27 de Setembro de 2022 às 14:02

Moradores de Areia Branca aprovam funcionamento do novo Pronto Atendimento

Foto: Danilo Magalhães


Enquanto aguardava pelo atendimento médico, Alana Santos, era amparada pela mãe, Jacenilde Barreto. Sentada na ampla recepção climatizada do novo Pronto Atendimento de Areia Branca (PA), a estudante de 16 anos, foi uma das mais de 40 pessoas atendidas no equipamento nesta segunda-feira (26). A unidade, que há dez dias passou a funcionar no prédio do antigo Miranda Center, localizado na rua 2 de Julho, já recebeu mais de 350 pacientes neste período.



Suturas, atendimento a pessoas hipertensas e diabéticos descompensados, estão entre os procedimentos mais procurados. “A demanda dos atendimentos tem se mantido estável, dentro do esperado. O PA oferece à população atendimento de urgência e emergência e agora com uma melhor estrutura, tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, frisou a coordenadora da unidade, Flávia Prazeres. 

O amplo espaço conta com recepção, triagem, sala de medicação, sala vermelha e consultórios médicos. “Eu moro aqui no bairro há mais de três anos e sempre uso o PA porque tenho problema com a minha pressão arterial. O novo local nem se compara com o antigo, agora tem mais conforto e é melhor localizado. O atendimento continua o mesmo, muito humanizado e de qualidade”, conta a dona de casa Lindinalva de Jesus. 

A unidade também possui uma ambulância de suporte básico e realiza eletrocardiograma de emergência. “Areia Branca tem um posto de saúde de primeiro mundo”, afirma o pedreiro Agenildo Lima. A opinião é semelhante à de Bárbara Souza. “Você entra aqui se sente até melhor. O local é agradável e o atendimento é rápido”, destaca. 

Fique por dentro 

Além do PA de Areia Branca, Lauro de Freitas conta com as unidades UPA e Upinha em Itinga e o PA Nelson Barros no Centro, que compõem a rede de atendimento de urgência e emergência. Nesses equipamentos a população é atendida imediatamente, de acordo com a capacidade.  As emergências recebem demanda espontânea de pacientes. No local, os médicos emergencistas trabalham com o critério de classificação de risco e em regime de plantão permanente.