Agentes de endemias de Lauro de Freitas recebem kits para combate à dengue e fardamento

Por: Neison Cerqueira
Sexta, 07 de Junho de 2024 às 14:02

Agentes de endemias de Lauro de Freitas recebem kits para combate  dengue e fardamento

Foto: Lucas Lins


Os agentes de endemias de Lauro de Freitas foram contemplados, na manhã desta sexta-feira (7), com a entrega de novos kits e camisas de proteção UV (ultravioleta). O evento aconteceu no Posto Avançado da Dengue (antigo PASAI), no Centro. Os kits foram fornecidos pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia (SUVISA), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB-BA). 

Na oportunidade, também foram entregues à Secretaria Municipal de Saúde (SESA) duas bomba intercostais. O equipamento é utilizado para fazer o bloqueio da proliferação do mosquito da dengue, nos locais onde existem casos confirmados. Aos profissionais, além do fardamento, o kit também tinha materiais como: bota, óculos de proteção, prancheta, lanterna, régua medidora, bacia, lápis, giz de cera e demais materiais que auxiliam na prevenção ao combate à dengue e as arboviroses.

A prefeita Moema Gramacho, presente no evento, iniciou sua fala agradecendo aos profissionais da área, afirmou que o trabalho da saúde tem que ser feito de forma preventiva e agradeceu ao Governo do Estado. “Primeiro parabenizo todos os funcionários. A cidade mais sadia é a que as pessoas menos adoecem. Não há nada melhor que a prevenção. As pessoas precisam entender a importância desse trabalho. O trabalho dos agentes é de educação, de evitar as doenças. São esses profissionais que contribuem para que possamos ter menos pessoas adoecidas. E claro, o Governo da Bahia, sempre pronto para nos atender. Estamos orientados e alertados com o que precisamos melhorar. Meu muito obrigado! Esse kit é de vocês! São equipamentos importantes, cuidem com carinho”, discursou Moema. 



Para o secretário da SESA, Ricardo Santos, o kit atende às necessidades dos agentes de endemias. “É um ganho muito significativo, né? Essa parceria firme e forte com o Governo do Estado, por meio da Sesab, e hoje estamos entregando 80 kits e 70 camisas para nossos agentes trabalharem mais uniformizados, padronizados, para eles poderem adentrar nos imóveis e executar suas funções”, disse o titular da SESA.

Rivia Barros, superintendente da SUVISA, destacou a parceria antiga com a Prefeitura de Lauro de Freitas, quando o estado viveu a pandemia da Covid-19 e reforçou a continuidade com os casos da dengue. “Fico feliz por esse momento. Vocês vão trabalhar com equipamentos mais seguros, melhores e poderão desempenhar um papel fundamental. Vocês fazem o melhor para o SUS. A SESA fez um trabalho maravilhoso na Covid e seguimos com a dengue. É preciso estar atento às arboviroses. Temos que reforçar o trabalho, já que Lauro é área turística. Temos que manter a cidade saudável e isso é fazer vigilância”, declarou. 

A supervisora geral dos agentes da SESA, Rita Silva, agradeceu à gestão. “Vencemos. A gente estava precisando. Nossa gestão tem trabalhado para oferecer o melhor para os agentes de endemias. Com o recebimento dos novos materiais, com certeza o trabalho terá uma continuidade melhor. Esses novos materiais chegaram em uma ótima hora”, resumiu a profissional.