Prefeitura em Ação leva atendimento de diversas secretarias e atrai moradores para o Centro de Lauro de Freitas

Por: Neison Cerqueira
Sábado, 03 de Fevereiro de 2024 às 15:03

Prefeitura em Ao leva atendimento de diversas secretarias e atrai moradores para o Centro de Lauro de Freitas

Foto: Lucas Lins


Os munícipes do Centro de Lauro de Freitas foram beneficiados com diversos serviços gratuitos na manhã deste sábado (03). O 'Dia D' do projeto 'Prefeitura em Ação' ofertou assistencialização médica e odontológica, regularização de IPTU, cadastro do Minha Casa, Minha Vida, testagem rápida, além de vacinação humana, vacinação animal e outros serviços públicos.  

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), os moradores tiveram acesso a atendimentos médicos como clínico geral, preventivo e mamografia, testagem para IST (HIV, sífilis, hepatite B e C) e Covid-19. A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SPM) atuou na busca ativa, com a entrega de material informativo e orientações em caso de violência doméstica. 

Já a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEMDESC), prestou atendimento especializado para a população. A Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR) realizou o cadastro para emissão de passe livre e atendimento da ouvidoria, além da emissão da ID Jovem pela Secretaria de Juventude (SEJU).

A prefeita Moema Gramacho esteve presente no Dia D e comentou sobre a ação. "Estamos levando os serviços da Prefeitura para a população nas ruas onde moram. As vezes se tem dificuldade de ir no posto, as vezes não tem tempo. Uma cidade com mais saúde, é aquela onde tem menos pessoas doentes. É importante a prevenção. Isso que estamos fazendo aqui é prevenção. Estamos levando os serviços para diversas localidades. Realizando essa ação, fazemos com que de alguma forma se diminua a fila da regulação, nos postos e nos hospitais", declarou Moema. "Se estamos aqui, é porque ouvimos a população. Com ações diversas, nosso objetivo é atender a população onde ela está", completou a gestora.

Por conta da rotina, o Dia D foi essencial para Sabrina Sales, de 30 anos. Ela aproveitou o posto de vacinação para trazer o filho para se vacinar. "Achei excelente. É a primeira vez que venho, por causa do trabalho não tenho tempo durante a semana. Vim trazer meu filho para vacinar. Foi bem rápido, graças a Deus. As meninas são bem práticas. Então, eu achei ótimo", disse a moradora do Centro. 

Também residente do Centro, José Marcelo, de 28 anos, aproveitou a oportunidade para fazer marcações de exame, além de se vacinar. "É uma ação que a população está precisando. As vezes demora de conseguir marcar consultas e exames. Então, essa ação ajuda muito. Além de vacinar minha filha, tenho outros atendimentos, como o odontológico, por exemplo. Estou gostando muito do projeto. Espero que aconteça sempre, porque aí ajuda a quem precisa. Parabéns pela iniciativa!", elogiou o munícipe.