Prefeitura promove formação em inclusão e acessibilidade nas escolas da rede municipal

Por: SUPCOM - Superintendência de Comunicação de Lauro de Freitas
Thursday, 28 de August de 2025 às 10:10

Prefeitura promove formação em inclusão e acessibilidade nas escolas da rede municipal

Foto: Arquivo


A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira (27/8), na Escola Municipal Itamar de Oliveira Rodrigues, localizada no Centro, uma ação voltada à inclusão e acessibilidade no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa teve como objetivo apresentar e orientar professores sobre o uso de recursos didáticos e pedagógicos aplicáveis às salas de aula regulares, promovendo melhores condições de aprendizado para estudantes com deficiência, autismo e outras necessidades educacionais específicas, além de beneficiar toda a turma.

A professora Verônica Lorenzo, da Sala de Recursos da Escola Municipal do Loteamento Santa Júlia, localizada em Itinga, destacou a importância da atividade. “Estamos aqui na Escola Itamar de Oliveira para apresentar recursos que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas regulares. Esses materiais contribuem com a aprendizagem de estudantes com deficiência, autismo, deficiência intelectual, e também dos que não são neurodivergentes. Nosso objetivo é promover a acessibilidade e ampliar as possibilidades pedagógicas para todos. Trouxemos diversos materiais e estamos explicando como utilizá-los na prática”, explicou.

Segundo Aline Rosário, diretora do Departamento de Inclusão da SEMED, a ação integra a estratégia de garantir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas unidades que ainda não possuem Sala de Recursos Multifuncionais. “Estamos levando o AEE às escolas que ainda não contam com salas equipadas. Também aproveitamos para oferecer oficinas com recursos didáticos e metodológicos, além de orientar os professores sobre o fluxo da educação inclusiva”, afirmou.

Além das orientações teóricas, a ação incluiu oficinas práticas, nas quais os docentes puderam conhecer e experimentar materiais adaptados que podem ser utilizados no cotidiano escolar. A atividade contou com a participação das profissionais do setor de inclusão da SEMED, Silvia Bambirra, Maria São Pedro e Iole Junqueir, que prestaram suporte técnico e pedagógico durante todo o encontro.