2ª Conferência Municipal de Saúde Mental discute propostas para ações nos três níveis de governo

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 25 de Novembro de 2021 às 17:05

Foto: Lucas Lins

Profissionais da saúde, usuários, familiares, gestores e representantes da área participaram na manhã desta quinta-feira (25), da mesa de abertura da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Lauro de Freitas. Por conta da pandemia, o evento que segue nesta sexta-feira (26), a partir das 8h, acontece de forma virtual e tem o objetivo de levantar propostas que serão apresentadas nas etapas seguintes dentro dos âmbitos municipal, estadual e nacional.

Para participar dos eixos temáticos é necessário realizar inscrição no link (bit.ly/csm-2021). De imediato, o interessado será direcionado para uma sala na plataforma Google Meet. “A partir deste encontro é possível avaliarmos a saúde direcionada para os usuários e colher informações necessárias para buscamos a ampliação dos serviços em outras esferas do poder”, explicou o presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) Antonio Roberto dos Santos.

Realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, Secretária Municipal de Saúde e sociedade civil, na 2ª Conferência Municipal de Saúde entre as propostas destacadas estão a implantação de mais um Centro de Atenção Psicossocial, onde o usuário possa receber atendimento 24 horas e a ampliação do Serviço de Reabilitação Auditiva, por exemplo.

Nesta sexta-feira (25), o evento segue com a discussão dos subtemas: cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, política de saúde mental e os princípios do SUS, impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Os grupos iniciam os trabalhos às 8h e às 14h acontece a plenária final. A Conferência está sendo transmitida a partir da Faculdade Maurício de Nassau.