Alunos aprendem sobre uso consciente da água e descarte adequado dos resíduos sólidos

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 23 de Março de 2023 às 15:03

Alunos aprendem sobre uso consciente da água e descarte adequado dos resíduos sólidos

Foto: Wandaick Costa


Os estudantes da Escola Municipal Vovó Ciça, localizada na Itinga, em Lauro de Freitas, tiveram uma tarde diferente nesta quinta-feira (23). Na hora do recreio, sentados no pátio, eles aprenderam com técnicos da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) sobre a importância da utilização consciente da água e o manejo de resíduos sólidos.

De acordo com a assistente social da EMBASA, Laíse Guimarães, a atividade acontece em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta quarta-feira (22) e é realizada pelo Projeto de Trabalho Social das Obras de Complementação do Esgotamento Sanitário de Lauro de Freitas. “Para falar com as crianças utilizamos uma forma mais lúdica e acessível. Ensinamos a eles os cuidados básicos, como fechar a torneira enquanto ensaboa, utilizar baldes no lugar de mangueiras e a importância da água para a manutenção da vida”, disse.

Após a palestra, as crianças foram às ruas. Os alunos colocaram as luvas e juntos recolheram papel, papelão e sacolas plásticas das vias no entorno da escola para descartar em locais adequados. “Em casa nós fazemos mutirão parecido com este para limpar nosso quintal e retirar o lixo acumulado. É importante fazer isso também fora da nossa casa”, destaca a estudante, Fernanda Victoria da Silva, de 13 anos. Já o aluno Ezequiel Cardoso, de 13 anos, conta que foi a primeira vez que participou de um mutirão de limpeza. “Vou levar para meus familiares o que aprendi aqui hoje, lugar de lixo é no lixo”, falou.