Alunos da Rede Municipal participam de roda de conversa 'Educando para a Diversidade'

Por: Iana Silva
Quarta, 31 de Agosto de 2022 às 13:01

Foto: Maína Diniz

Em continuidade às atividades da VIIª Semana da Diversidade e Cidadania LBTQIA+ de Portão, em Lauro de Freitas, foi realizada, nesta quarta (31), uma roda de conversa com os jovens da rede municipal de ensino. O encontro teve como tema central “Educando para a Diversidade”, com apresentações artísticas, debates sobre os direitos, preconceitos enfrentados na sociedade, importância do respeito e representatividade. O bate-papo foi feito no Colégio Social de Portão e à noite será realizado na Escola Kléber Pacheco.

A diretora do departamento LGBT de Lauro de Freitas, Érica Capinan, juntamente à militante e pedagoga Tiffany Odara, incentivou os alunos a refletirem sobre as suas posturas diante do diferente e apresentaram dados sobre a forma como o preconceito atinge a comunidade. “A cada 23 horas, um LGBT é morto. A cada 9 minutos, o Brasil registra um caso de estupro. Precisamos estar atentos ao nosso comportamento para combater a violência. Essas pessoas precisam ter os seus corpos e seus direitos respeitados. A consciência de cada um de vocês faz toda a diferença”, disse Érica.

Logo no início da sua mediação, Tiffany Odara contou um pouco sobre suas vivências e dificuldades enfrentadas enquanto mulher trans, na luta pelos seus direitos. “Eu já passei por muitas situações em que as pessoas me olhavam de forma diferente. É preciso entender que não é observando ou rindo, que vamos mudar essa sociedade preconceituosa. Precisamos dar o melhor da gente. Todos nós somos diferentes e precisamos aprender a lidar com as diferenças. Quando a gente quer que algo se transforme, a transformação tem que partir da gente”, disse.

No encerramento da roda de conversa, os alunos também puderam prestigiar a apresentação artística das Drags Queens ( do grupo NUPAF) Saphyra Luzz, Sabrinna Sabatini e Nyara Black.  Os alunos saíram satisfeitos e felizes com o aprendizado adquirido durante a atividade.  “Eu amei cada palavra dita aqui. Foi tudo muito contagioso. O aprendizado que ficou foi que devo realmente me amar, ser quem eu quiser, sem me preocupar com a opinião dos outros. Temos que ter orgulho e não desistir, nunca”, disse Ana Gisele Santos.

O evento foi promovido pela Associação Cultural de Políticas Afirmativas, Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIA+ (NUPAF) com o apoio da Prefeitura. A programação segue na sexta (02), com o 'Aquilombar, ninguém solta a mão de ninguém', no coreto da Praça de Portão, às 18h. No sábado (03), terá o Caruru das Monas, no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão.  O encerramento da semana será no domingo (04), com a IV Parada LGBTQIA+. A concentração será na Escola Municipal Pedro Paranhos, em Portão, a partir das 12h.