Alunos de escolas municipais de Lauro de Freitas passam tarde divertida com o caminhão do Caixola Brincante

Por: Laerte Santana
Terça, 26 de Setembro de 2023 às 17:05

Alunos de escolas municipais de Lauro de Freitas passam tarde divertida com o caminho do Caixola Brincante

Foto: Danilo Magalhães


O caminhão do Grupo Teatro A Bordo estacionou no Ginásio de Esportes de Lauro de Freitas com sua Caixola Brincante para inspirar o imaginário infantil. Nesta terça-feira (26), cerca de 150 crianças de escolas municipais participaram do projeto que une arte-educação, cultura e sustentabilidade. O Polo de Atores Dramaturgia do município também se apresentou para os estudantes como convidado do projeto.

Além de apresentar o espetáculo teatral “Caixola Brincante”, que reforça a cultura do brincar com interação social, o grupo também desenvolveu atividades lúdicas com as crianças. As brincadeiras cantadas foram os momentos favoritos de Bruna Kely, estudante do 3º ano da Escola Municipal Fênix. “Eu achei tudo muito legal, divertido e muito engraçado. As roupas deles [do grupo teatral] também chamaram bastante a minha atenção”, relatou a menina de nove anos.



Para Davi Santos, de dez anos, a atividade que tratou sobre o cuidado com as árvores foi a mais interessante. “Eles falaram que é importante cuidar do meio ambiente, da sua preservação. Eu gostei de tudo, do teatro também, porque eles contam um monte de histórias”, relatou o aluno do Fênix. Estudantes das Escolas Municipais José dos Santos Paranhos e Vila Praiana também participaram das atividades.

O Grupo Teatro a Bordo, incentivado pelo Ministério da Cultura, chegou em Lauro de Freitas com o apoio da CCR Metrô Bahia, como explica Diego Andrade, ator e produtor do projeto. “Somos um grupo de teatro itinerante que existe desde 2008 e já percorreu mais de 400 municípios pelo país. A proposta do nosso caminhão-palco é ir até os lugares, com atividades de formação e de brincadeiras”, contou.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o grupo também realizou atividades nesta  segunda-feira (25), na Escola Municipal de Cadetes Euzébia Brito. Na unidade escolar, os estudantes foram surpreendidos com o Cortejo de Chegança dos Artistas e participaram de uma oficina de bonecos.