Arraiá de Ipitanga: Unidade móvel da SPM-BA vai atuar na prevenção da violência contra a mulher

Por: Neison Cerqueira

Arraiá de Ipitanga: Unidade móvel da SPM-BA vai atuar na prevenção da violência contra a mulher

Foto: ASCOM - Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas


A campanha “Oxe, Me Respeite!” entrará em ação durante as comemorações juninas do ‘Arraiá de Ipitanga 2023’, que acontecem na Praça da Matriz, em Lauro de Freitas. O evento, que começa nesta quinta-feira (22) e vai até o domingo (25), vai contar com uma Unidade Móvel da Secretaria Estadual de Política para as Mulheres (SPM-BA), que estará posicionada no entorno da festa, durante os quatro dias, a partir das 19h. A campanha, idealizada em especial nos festejos de massa, visto que a utilização de bebidas alcoólicas em festas tem sido associada a um aumento preocupante da violência contra as mulheres, vai instruir e atender o público feminino com a distribuição de materiais informativos sobre a violência contra a mulher e os canais de denúncia.  

A ação em Lauro de Freitas é fruto de uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM), com a SPM-BA e a Superintendência de Prevenção à Violência da SSP (SPREV). A secretária da SPM Municipal, Juçara Neves, enalteceu a campanha e parceria entre os órgãos competentes do Governo do Estado. “Esse posto integrado foi idealizado para que as mulheres tenham facilidade para denunciar alguma violação dos seus direitos. A nossa equipe foi preparada para acolher e fazer com que elas entendam que não estão sozinhas”, contou.

Agentes públicos capacitados vão atuar nos festejos com a finalidade de fortalecer a rede de serviços e garantir uma resposta efetiva e integrada às mulheres em situação de violência. Uma grande Rede de Enfrentamento e Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência estará à disposição e contará com a participação das polícias Militar e Civil, do Centro de Referência, de trabalhadores da segurança municipal e de profissionais da área da saúde.

Além de Lauro de Freitas, a campanha também vai fortalecer o combate à violência contra as mulheres nas seguintes cidades durante o São João: Amargosa, Andaraí, Cruz das Almas, Ibicuí, Irecê, Jequié, Mucugê, Salvador, Santo Antônio de Jesus e Senhor do Bonfim.