Artesanato, comidas típicas e música atraem público no primeiro dia da edição junina da Feira de Economia Solidária

Por: Neison Cerqueira
Quarta, 12 de Junho de 2024 às 19:07

Artesanato, comidas típicas e música atraem público no primeiro dia  da edição junina da Feira de Economia Solidária

Foto: Danilo Magalhães


Barraquinhas montadas, expositores ativos e o público. Três pilares importantíssimos para unir-se ao clima do São João, que começou a tomar conta da Feira Pública da Economia Solidária - Edição Junina. Nesta quarta-feira (12), primeiro dia, a feira atraiu várias pessoas até o Estacionamento da Câmara dos Vereadores, no Centro. A organização é da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel). A feira segue até domingo (16), sempre das 14h às 23h.

A nova edição conta com barracas de artesanato, economia popular, gastronomia típica junina, além da apresentação de quadrilhas juninas, três atrações musicais por dia e opções de lazer para a criançada como uma área de brinquedos infantis. 


Além disso, tem também quem fez sua exposição pela primeira vez. É o caso de Sara Nascimento, empreendedora e que produz cocadas típicas, tradicionais e exóticas. “É o meu primeiro evento. Tenho outras formas de expor meu trabalho, já que não podemos ficar parados, então trabalho com buffet, eventos, dentre outras coisas. Aqui, a expectativa é boa, né? Espero que as pessoas venham e conheçam meus produtos, que consumam e gostem. E que todos nós consigamos vender bem, a fim de alcançar nossos objetivos”, disse a profissional.

Uilson de Souza, secretário da Setrel, falou sobre o primeiro dia de evento. “É uma feira que prioriza a inclusão sócio produtiva, que varia em relação ao público atendido. A feira possibilita ir da economia popular, aquela pessoa que usa o recurso doméstico para produzir, desde o grupo produtivos organizados, que são cooperativas, grupos familiares, que já se organizam dentro da política de Economia Solidária”, comentou. 

Uilson aproveitou para convidar os casais a apreciarem o espaço, que conta também com outras animações artísticas e culturais. “É o nosso primeiro dia. É uma experiência que gera uma rentabilidade para quem aqui comercializa grande. Teremos atrações artísticas e culturais que ajudam a mobilizar as pessoas aqui para feira. Então, esperamos que as pessoas encontrem aqui seus presentes, seu ambiente aconchegante, para dançar um bom forró, comer uma ótima comida típica e celebrar o Dia dos Namorados”.



Dando uma “passadinha” para ver o movimento, o casal Everton Oliveira e Manuela Soares, ambos moradores do Centro, apreciaram os produtos que estavam sendo comercializados. “A gente estava aqui de bobeira e resolvemos dar uma olhada. Está muito bacana, tudo muito organizado, vamos ver o que iremos levar”, comentou Everton. “Eu gostei de algumas coisas. Apesar de já ter ganhado meu presente, vamos ver se sai mais alguma coisa daqui, não é?”, completou a esposa.