Cia. BuZum! encena espetáculos gratuitos para crianças em Lauro de Freitas

Por: Divulgação
Quinta, 29 de Setembro de 2022 às 11:11

Cia. BuZum! encena espetáculos gratuitos para crianças em Lauro de Freitas

A alegria, a magia e o encanto da cia. de teatro de bonecos BuZum! farão a diversão da criançada em Lauro de Freitas com as apresentações dos espetáculos “Perigo Invisível” e “O Grande Perigo” nos dias 7, 8, 9 e 10 de outubro. Na estrada há exatos 12 anos, o BuZum! percorre o país promovendo a arte e a cultura junto a crianças que, muitas vezes, nunca tinham tido assistido a uma peça teatral, sendo fortemente impactadas tanto pelo lúdico, quanto pelo conteúdo educativo intrínseco em cada tema que permeia os espetáculos. As apresentações são para crianças de 03 a 11 anos e têm duração de 20 minutos.

“O teatro e a educação são o combustível que move a nossa companhia há 12 anos. Com a arte do teatro de bonecos o BuZum! conscientiza e ensina as crianças, e porque não dizer adultos, de forma lúdica, ao abordar temáticas que são atuais e que necessitam da atenção de toda a sociedade. Em ‘Perigo Invisível’ falamos da importância de cuidarmos da nossa higiene pessoal, em especial depois de tudo o que viemos com a pandemia. Já em “O Grande Perigo” abordamos o quanto precisamos estar mais atentos à preservação dos nossos mares e oceanos e o quanto a poluição é prejudicial à fauna marina”, detalha Mari Gutierrez, diretora do BuZum!.

As apresentações da cia de teatro BuZum! serão realizadas em escolas públicas municipais, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto CCR, na região da CCR Metrô Bahia, responsável pela concessão pública do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. O evento também tem o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos (SEMARH).

PROGRAMAÇÃO EM LAURO DE FREITAS

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 07 de outubro (sexta-feira)

Local: Escola Municipal Santa Rita

Endereço: Conjunto Parque Santa Rita, setor 01, s/n, Itinga, Lauro de Freitas – BA.

MANHÃ: 9h 10h20 11h - 3 sessões

TARDE: 13h 13h40 14h20 15h30 - 4 sessões

Espetáculo Perigo Invisível

Data: 08 e 09 de outubro (sábado e domingo)

Local: Parque Ecológico de Lauro de Freitas - Lauro de Freitas

Endereço: acesso pela praça da Av. Praia de Itapuã, s/n, Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas - BA

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h - 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 - 3 sessões

Espetáculo O Grande Perigo

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Local: Centro Educacional Municipal Fênix

Endereço: Rua São José, s/nº, centro, Lauro de Freitas – BA.

MANHÃ: 9h 9h40 10h20 11h - 4 sessões

TARDE: 13h30 14h10 14h50 - 3 sessões

Sobre o espetáculo “O Grande Perigo”

O Grande Perigo narra a história de Tata, uma pequena tartaruga que logo ao nascer volta para o mar em busca de sua mãe. Tata enfrenta vários perigos, tão comuns à vida das tartarugas marinhas, como uma andorinha que tenta comê-la, um caranguejo que a persegue, peixes elétricos, um polvo, um perigoso tubarão e uma enorme baleia. Tata foge de todos os perigos e ao final encontra sua mãe, mas percebe que ela está presa em um mar de lixos e plásticos. Com muita coragem, Tata consegue salvá-la e as duas nadam para longe daquele grande perigo.

Foto: Juliana Christão

Sobre o espetáculo Perigo Invisível

O espetáculo Perigo Invisível se passa na Central dos Germes Maus. Fungoso, Dona Bactéria e Virulão são os personagens centrais dessa história. Os três querem infectar o maior número de crianças possível, e aproveitam dos maus hábitos de higiene de algumas delas para colocar seu plano maquiavélico em prática. Após algumas crianças ficarem doentes por não lavarem bem as mãos, ou por não escovarem os dentes ou por se negarem a tomar banho, elas percebem que bons hábitos de higiene são fundamentais para uma vida saudável. Após alguns cuidados, as bactérias, fungos e vírus acabam morrendo e as crianças voltam a ter saúde. A peça mostra a importância dos cuidados básicos com a higiene e que cuidar de si é também cuidar do outro.