Com apoio da Setrel, De Peito Aberto realiza griô de capoeira do Projeto Ginga em Lauro de Freitas
Por:
Segunda, 21 de Novembro de 2022 Ã s 14:02
Os alunos do Projeto Ginga tiveram um momento muito especial no último sábado (19), em Lauro de Freitas. Na oportunidade, os beneficiários da iniciativa participaram do Griô de Capoeira. O evento, realizado na Escola Municipal Solange Coelho, contou com a presença do mestre Tyko Kamaleão, que destacou a importância histórica e cultural da arte, além de sua musicalidade.
A cidade de Lauro de Freitas faz parte do núcleo Metropolitano do Projeto Ginga, que atende 300 alunos entre 7 e 17 anos de idade em situação de vulnerabilidade social, com aulas de duração de 1h, duas vezes por semana, no contraturno escolar. Na cidade da região metropolitana são 150 beneficiários.
O griô de capoeira foi inclusivo e contou com a presença de intérprete de Libras. O coordenador técnico do Ginga, Leandro Cordeiro, comemorou a ação. “O griô é um momento muito importante para os alunos. É a oportunidade para o aprendizado dos beneficiários, que podem expandir o conhecimento adquirido durante as aulas com um mestre. Nesse evento, escolhemos o Tyko Kamaleão que é um senhor excepcional e tem todo o conhecimento da capoeira. Além disso, ele possui uma didática ímpar, que ajuda os jovens a entenderem melhor toda a cultura em torno da capoeira”, comentou.
Em Lauro de Freitas, o Ginga é realizado pela De Peito Aberto com patrocínio do Instituto CCR, realizado na área de atuação da CCR Metrô Bahia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas por meio da SETREL - Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer.