Com muita alegria e tradição, moradores de Portão abrem as portas para o Terno de Reis nesta sexta-feira (06)

Por: Iana Silva
Quinta, 05 de Janeiro de 2023 às 14:02

Os moradores de Lauro de Freitas irão às ruas, mais uma vez, nesta sexta-feira (06), para celebrar o Terno de Reis. A festa cristã que relembra a história narrada em texto bíblico, sobre a viagem dos reis magos para conhecer e homenagear o menino Jesus. A tradição é mantida pelo Grupo Terno de Estrela Dalva, formado por moradores de Portão, percorrendo o bairro, com diversos personagens, animação e músicas religiosas que marcam o calendário cultural da cidade. A concentração será no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, com saída programada para às 18h.

O secretário de cultura, André Pereira, explica que esse evento abre os festejos religiosos de Lauro de Freitas, celebrando a entrada de um ano novo e o retorno das manifestações populares, após período de restrições por conta da pandemia.  “Estamos muito entusiasmados com a realização desse evento, que reforça nossa cultura e tradição religiosa. A festa de Reis é muito esperada por todos. Um momento muito bonito e emocionante.  A pandemia nos fez ficar mais restritos nos últimos anos, mas agora, com o avanço da vacina, podemos voltar às ruas com mais força, mostrando toda a nossa fé e diversidade cultural”, disse.

A atividade conta o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e Fundo de Cultura. O Terno de Reis Estrela Dalva é comandado por Dona Aidê Nascimento dos Anjos, 67 anos, mestre em cultura popular do município, que atua no Terno há mais de 30 anos. Ela destaca a emoção em fazer parte dessa tradição. “Estou muito feliz em participar, mais uma vez, do Terno de Reis. Enquanto eu tiver saúde e vida, irei às ruas, para mostrar toda a beleza e cultura da nossa cidade”, comentou.