Comprometimento e entusiasmo marcam a cerimônia de posse das gestores escolares de Lauro de Freitas

Por: Iana Silva
Sexta, 06 de Janeiro de 2023 às 15:03

Foto: Maína Diniz

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou, nesta sexta-feira (06),    a cerimônia de posse dos novos gestores escolares para o Biênio 2023-2024. A solenidade aconteceu no auditório do Colégio Mendel, com a presença dos gestores de 72 unidades escolares, servidores e autoridades locais. O evento foi marcado por muita emoção, agradecimentos pelos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos anos, desafios superados e entusiasmo pela renovação no âmbito da educação.

Ao abrir a solenidade, a coordenadora de educação básica da Semed, Cristina Kavalkievicz, destacou a importância da consulta pública realizada no município, tornando o processo de eleição democrático e reafirmando o compromisso da atual gestão pelo processo amplo e participativo, em que responsáveis, docentes e servidores podem ajudar a decidir quem deve assumir a direção escolar. “A consulta pública é um coroamento da perspectiva democrática na atual gestão. Estamos muito felizes com todo o processo e com os avanços. Vamos continuar dando atenção à manutenção e êxito dos jovens na escola. Parabéns a todos que assumem esse biênio para a gestão das escolas”, disse.

Os diretores e vice-diretores tiveram que passar por um Curso de Formação de Gestores, promovido pela Semed. Ao todo, 275 candidatos foram aprovados, submetendo-se à consulta pública. Entre os candidatos eleitos, estão as novas gestoras da Escola e Creche Rotary de Quingoma, Suely da Silva e Maíra Virgínia Sest. Elas marcaram presença na cerimônia de posse e estavam muito orgulhosas em fazer parte desse momento. Suely, eleita a nova diretora, destacou a importância de ser eleita pela comunidade escolar. “Eu tenho 37 anos de trabalho na educação de Lauro de Freitas. Já tinha sido gestora outras vezes, mas duas tinham sido por indicação. A eleição é muito mais democrática, mostra uma aprovação da comunidade e reconhecimento do nosso trabalho. Estou muito feliz”, comentou.

Ao fazer o seu pronunciamento, a secretária de Educação, Vânia Galvão, foi aplaudida de pé por todo o público presente. Ela lembrou os desafios superados, conquistas e a importância do empenho de cada servidor. “Agradeço a dedicação de cada gestor. Avançamos muito, mas ainda temos muito a conquistar.  A consulta pública nos ajuda muito a perceber o nível de satisfação e expectativas da comunidade. Espero que os novos gestores possam desempenhar um belo trabalho à frente das escolas neste novo biênio. Tenho certeza que 2023 será marcado por muitos outros avanços”, relatou.

A prefeita Moema Gramacho também marcou presença no evento e aproveitou para elogiar o processo democrático e agradecer o trabalho desenvolvido por todos. “As eleições diretas foram uma meta nossa, que começamos a implementar em 2007. Apostamos nessa metodologia e o resultado foi bastante positivo. A escolha dos gestores municipais é democrática. Quero parabenizar a todas as direções que se colocaram à disposição para esse processo de escolha. Os gestores não cuidam apenas da escola, cuidam de vidas. Vamos buscar fazer mais e melhor. Feliz nova direção", finalizou.

Para compor a mesa de honra, também foram convidados: o Chefe de Gabinete, Lula Maciel; o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Manoel Carlos (Carlucho); o Controlador Geral do Município, Ápio Vinagre; o presidente do Conselho Municipal, Rafael Henrique; a Coordenadora de Educação Básica, Cristina Kavalkievicz; o presidente da ASPROLF, Valdir Silva; a coordenadora da SEMED, Nadjena Miranda; a vereadora Luciana Tavares; e a presidente da Câmara de vereadores, Naide Brito.