Comunidade escolar vai às urnas escolher gestores de escolas municipais de Lauro de Freitas

Por: Giovanna Reyner
Quarta, 30 de Novembro de 2022 às 18:06

Comunidade escolar vai às urnas escolher gestores de escolas municipais de Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa


Esta quarta-feira (30), foi especial para a comunidade escolar da rede de ensino público municipal de Lauro de Freitas. Durante todo o dia, pais, estudantes, docentes e funcionários participaram da eleição para a gestão das unidades escolares. A votação teve início às 8h e seguiu até às 17h nas escolas do turno matutino e vespertino, e até às 20h, nas unidades que têm aulas noturnas. 

Pelo menos, 25 mil estudantes com idade acima dos 10 anos, pais, professores e demais trabalhadores da educação nas escolas estiveram aptos a votar nos 275 candidatos aprovados no Curso de Formação de Gestores realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).  A formação fez parte de uma condicionalidade que antecede a nova Lei do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), com a finalidade de avaliar o desempenho, além do mérito, dos candidatos. 

Acompanhando tudo de perto, a secretária de Educação de Lauro de Freitas, Vânia Galvão, explicou que “a participação da sociedade nos processos de tomada de decisão sempre foi premissa da atual gestão. Antes, por meio dos conselhos e com a consulta pública para escolha dos gestores escolares”. Como aconteceu na Escola Municipal José Ramos, na Itinga. O pátio da unidade foi organizado para receber os mesários, as urnas separadas para cada grupo (pais, alunos, professores) e de forma dinâmica e rápida o processo ocorreu.

Na avaliação do professor de educação física e postulante a diretor da Escola José Ramos, Marcos Henrique, o processo garante a democracia nas unidades de ensino. “A comunidade está imbuída a uma melhoria da educação, estamos todos aqui unidos em prol disso. É a primeira vez que participo de um processo como este e estou surpreso com a organização. O município está de parabéns”, disse. 



Na Escola Municipal Solange Coelho, em Itinga, o atual gestor, professor Luciano Reis, também candidato, informou que a unidade tem 1.280 estudantes, 66 professores e 36 funcionários aptos a votar, além dos pais. Para ele o sentimento é de entusiasmo e otimismo. “O que estamos vivendo hoje é a grande festa da democracia nas comunidades escolares. A prefeitura de forma acertada está devolvendo para as comunidades a possibilidade de escolher seus representantes. Estou muito feliz em participar deste processo e está disponibilizando meu nome para continuar cuidando desse espaço de forma coletiva”, afirmou. 

Para a mãe de dois estudantes da Escola Municipal Solange Coelho, Edvânia Mota, a eleição é de extrema importância. “Poder estar aqui escolhendo quem serão os dirigentes da unidade escolar coloca, nós pais, num lugar especial de participação. Em casa, tivemos o momento do diálogo e enfim definir quem seria nossa melhor opção. Essa interação e a responsabilidade da escolha prepara o aluno também para o futuro”, falou.

O resultado das eleições será publicado nesta sexta-feira (02) no Diário Oficial do Município.