Destaque nacional: Lauro de Freitas é a 2ª cidade brasileira que mais gerou postos de trabalho

Por: Laerte Santana

Destaque nacional: Lauro de Freitas é a 2ª cidade brasileira que mais gerou postos de trabalho

Foto: Lucas Lins


Lauro de Freitas é a segunda cidade brasileira que mais abriu postos de trabalho no ano de 2022. O município teve 36,4 vagas por mil habitantes em idade de trabalhar. Quem afirma é a LCA Consultores, empresa especializada em consultoria econômica, com base em um levantamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

O levantamento considerou apenas cidades com mais de 100 mil habitantes, que não são capitais. A primeira colocada é Barueri, em São Paulo, com 60 vagas formais para cada mil habitantes. O terceiro lugar ficou com Aracruz, no Espírito Santo (36,1). Os resultados foram amplamente divulgados, na noite desta quinta-feira (23), em noticiário da TV aberta. 

A prefeita Moema Gramacho comemorou o resultado positivo. “Parabéns a todos aqueles que vieram investir em nosso município e continuam investindo, e parabéns a nossa equipe que tem buscado, cada vez mais, atrair novos empreendimentos e garantir, assim, mais geração de emprego e distribuição de renda, para o nosso povo e também para aqueles que vem pro nosso município”, disse.

Para o secretário de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas, Uilson de Souza, o resultado positivo é uma soma de fatores, sobretudo ligados aos programas para atração de novas empresas, qualificação profissional e intermediação de mão de obra executados pelo governo municipal. 

“Eu acho que são vários fatores: esse sentimento de maior esperança na economia, esse reaquecimento também em função desse período de maior fechamento da pandemia, mas também tem a ver com a credibilidade das instituições nessa intermediação através do poder público”, pontuou.

Sexta economia do Estado da Bahia, Lauro de Freitas é reconhecida pelo seu potencial de negócios. A política municipal de atração de empresas, por meio de uma alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) atrativa, que varia entre 2% a 5%, é um dos fatores que consolida o município na segunda posição do ranking nacional. 

Outros fatores que contribuem para a implantação de negócios no município, e consequentemente geração de postos de trabalho, são a proximidade com o aeroporto internacional de Salvador, estação de metrô na entrada da cidade, praias paradisíacas, rede hoteleira, mercado consumidor forte, unidades de ensino, além de grandes empreendimentos já instalados e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Mais destaque 

Também no ano de 2022, o município de Lauro de Freitas ficou entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios, no setor de serviços, segundo estudo realizado pela consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame. Apenas três cidades baianas se destacaram nesse ranking setorizado. Lauro de Freitas ocupa a posição 83º da lista, com uma nota geral de 2,337.