Devotos celebram Dia de Iemanjá na Praia de Buraquinho

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 02 de Fevereiro de 2023 às 15:03

Devotos celebram Dia de Iemanjá na Praia de Buraquinho

Foto: Danilo Magalhães


Segurando o Ajá, mãe Lúcia Neves sacerdotisa do São Jorge Filhos da Goméia, um dos terreiros de candomblé mais antigos de Lauro de Freitas, chegou cedo nesta quinta-feira (02) acompanhada de filhos e filhas de santo na praia de Buraquinho para reverenciar a divindade dona das cabeças, senhora das águas, mãe e mulher acolhedora Iemanjá. 

A festa tradicional, que integra o calendário cultural do município, conta o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e com a  participação de terreiros de todos os bairros da cidade além dos pescadores, marisqueiras da colônia Z-57 e todos aqueles que tiram do mar seu sustento. Todos reunidos num só propósito neste dia, oferecer a Janaína - um dos diversos nomes da Orixá - o presente e assim agradecer pelas bênçãos e dádivas alcançadas e fazer pedidos de proteção para o novo ano. 

Preparado pelas mãos de quem cultua a rainha dos mares, o presente oferecia para Yemanjá não só os perfumes, sabonetes, espelhos e flores que ela tanto ama, mas também, o respeito e todo zelo pela sereia sagrada. "Esse momento é histórico, nós ficamos dois anos sem poder realizar essa que é uma das festas mais tradicionais da Bahia e hoje, graças ao controle da pandemia, pudemos finalmente voltar a reverenciar Iemanjá", disse a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Acompanhada de vereadores, secretários e do vice-prefeito Vidigal Cafezeiro, Moema foi até o mar de Buraquinho fazer sua prece e entregar rosas brancas e amarelas a Orixá. "Desejamos muita paz, saúde e muito amor", completou. Sentimento semelhante demonstrou o secretário da SECULT, André Pereira."Essa é nossa raiz de cultura, tradição da Bahia onde o povo manifesta sua fé e amor". 

Ao todo, 15 terreiros de candomblé participaram da celebração. Para o Babá Igor Mascarenhas do Opô Oyá Sojú localizado em Capiarara, a data é um momento de pedir saúde e paz. "Hoje estamos aqui e é um momento de muita alegria para nós de religião de matriz africana, porque podemos reverenciar nossa grande mãe ", falou. 

Após os atos religiosos, a festa seguiu com a apresentação das bandas Samba de Jorge e Samba R13, na Praça de Buraquinho. "A gente vem entregar o presente, agradecer e se divertir! Porque a Bahia é assim, alegria o ano todo e nada melhor do que festejar a vida de uma forma sadia e positiva como essa", declarou a dona de casa, Ilma Ferreira.