Dezembro Vermelho é lançado em Lauro de Freitas com diversas ações para prevenção da AIDS

Por:

Dezembro Vermelho é lançado em Lauro de Freitas com diversas ações para prevenção da AIDS

Foto: Maína Diniz


No dia mundial da luta contra a Aids, comemorado nesta quinta-feira (01), foi realizada a abertura oficial da Campanha do Dezembro Vermelho, no município de Lauro de Freitas. A ação foi organizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/ SAE), com programação e mobilizações relacionadas ao enfrentamento do vírus. Neste primeiro dia, a atividade aconteceu na sede do CTA, com coffee break, coleta de sangue, sala de espera educativa e live de infectologistas convidados.

Valdir de Jesus, 56 anos, morador do bairro da Itinga, foi um dos pacientes que aproveitou a atividade e fez coleta de sangue para análise laboratorial. Ele tem Hepatite C e já é acompanhado pela unidade. “É muito importante se cuidar, né? Muitas vezes, ficamos inseridos nos afazeres da nossa rotina e acabamos esquecendo de olhar a nossa saúde. É fundamental fazer os exames, ouvir os especialistas.  Essa ação é boa para despertar a população. O atendimento aqui é maravilhoso e a equipe é super atenciosa”, comentou

Entre os profissionais convidados para conversar com o público, através da live, estavam as médicas Juliana Carvalho, Larissa Carvalho, Ana Tereza Moura e o enfermeiro Ramon Campos. Foram abordados os exames disponíveis, hábitos de prevenção e assistência oferecida para as pessoas infectadas com o HIV no município. O enfermeiro Ramon destaca que essa iniciativa, busca chamar a atenção da população e falar sobre a PREP (Profilaxia pré-exposição), medicamento que poucas pessoas têm conhecimento e está à disposição no SUS, desde 2017.

“Durante este mês de dezembro, reforçamos a importância da prevenção e cuidados para evitar o contágio da doença. Aproveitamos também para informar sobre a disponibilidade do PREP em nossa unidade. Um medicamento super importante, mas que muitos desconhecem. Temos também a PEP (Profilaxia pós exposição), que deve ser administrada em até 72 horas após a exposição”, comentou

 

Programação

As atividades de prevenção e mobilização serão executadas durante todo o mês, através de atividades externas e parceria com as Unidades de Saúde da Família (USFs), que também estarão realizando ações de conscientização e cuidados. Nos dias 02, 05,06,07 e 08 de dezembro, será feita uma capacitação sobre o PREP para os profissionais de saúde do município. Entre os dias 12 e 15 de dezembro, serão feitas visitas nas casas noturnas, para orientações e esclarecimento de dúvidas das profissionais. No dia 14/12, será realizada uma roda de conversa com o público LGBT, sobre a prevenção via PREP, no Centro de Formação Continuada (CEFOC), localizado no bairro da Itinga.