DIA D: em Lauro de Freitas, pais aproveitam o sábado para atualizar caderneta de vacinação dos filhos

Por:

DIA D: em Lauro de Freitas, pais aproveitam o sábado para atualizar caderneta de vacinação dos filhos

Foto: Raphael Muller


A advogada, Mariana Mendes, aproveitou este sábado (07), para levar as filhas gêmeas Alice e Elisa, de um ano e cinco meses, para se protegerem contra uma variedade de doenças. Em Lauro de Freitas, foi realizado o Dia D da Campanha de Multivacinação, em todas as Unidades de Saúde da Família espalhadas pelo município e na Sala de Vacinação, no Piso 2 do Parque Shopping Bahia.

Se de um lado o pai segurava Elisa para receber as imunizações na Sala de Vacinação, do outro a mãe se sentia segura e aliviada por estar trazendo suas filhas. "Vacinar é um ato importante de amor com os nossos filhos. É uma maneira de demonstrar proteção. Hoje eu saio daqui com a sensação de alívio por saber que eu fiz o que era necessário para a saúde delas", disse.


Já a pequena Cecília Godin, de apenas 12 dias, estava estreando seu calendário de vacinação. Nos braços da mãe, Josi Godin, a bebê se protegeu contra a meningite, uma das primeiras vacinas tomadas por crianças recém nascidas. "Todo cuidado é pouco em se tratando de nossos filhos e ela é a minha primeira filha, então tudo está sendo novo para mim e para ela. Vacinar é proteção, por isso é tão importante ", falou.


Quem perdeu o dia D tem até o dia 21 outubro para participar da Campanha de Multivacinação. As Unidades de Saúde da Família vão funcionar das 9h às 15h30,  vacinando crianças de 0 a menores de 15 anos (14 anos 11 meses, 29 dias). As vacinas fazem parte do calendário nacional e protegem contra as seguintes doenças: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, Pneumocócica 10 valente, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela,  DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela, por exemplo.

Para receber a dose é necessário apresentar a caderneta de vacinação,  documentos de identificação e cartão do SUS. "A atualização da caderneta é muito importante. São vacinas que trazem proteção para a vida inteira. A meta da campanha é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano", explicou a enfermeira, Doralice de Souza.