Diversidade artística marca posse do Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas

Por: Rodrigo Castro
Domingo, 17 de Outubro de 2021 às 19:07

Foto: Maína Diniz

Quem acompanhou a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas, realizada na noite deste sábado (16), no Auditório Abdias do Nascimento, localizado no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, teve a dimensão da riqueza e diversidade cultural do município. Pelo palco passaram dançarinos de ballet clássico, apresentações de teatro, além do som dos tambores do bloco afro Bankoma.

Os 24 conselheiros, 12 representantes da sociedade civil e 12 do governo e seus respectivos suplentes, foram eleitos para o biênio 2021/2023. Criado em 2008 e instalado em fevereiro de 2009, o Conselho Municipal de Política Cultural de Lauro de Freitas, primeiro a ser fundado na Bahia, é vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e é responsável pela formulação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da atividade cultural do município.

Durante a posse a prefeita Moema Gramacho falou sobre os desafios impostos pela pandemia do coronavírus aos artistas e agentes culturais, destacou a importância do conselho para a gestão democrática da cultura municipal e relembrou conquistas importantes, como a constituição do fundo municipal de cultura e do sistema de cultura, aprovado recentemente pela Câmara Municipal de Vereadores, representada no evento pela presidente Naide Brito.

“Temos um histórico de luta que culminou na constituição dos conselhos, com paridade para garantir a participação da sociedade civil e com alternância na presidência entre representantes do governo e da sociedade. O Conselho é fundamental para uma gestão da cultura democrática, isenta e representativa, especialmente neste momento de pandemia, que afeta muitos segmentos e mais duramente os artistas e agentes culturais,” declarou a prefeita.

A dificuldade do momento atual, amenizada em função do arrefecimento da pandemia, graças ao avanço da vacinação contra a Covid-19, também foi destacada pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, André Pereira. O responsável pela pasta parabenizou os novos conselheiros e ressaltou que durante a pandemia a secretaria trabalhou em medidas estruturantes, que dão esperança e reafirmam o compromisso da gestão em fomentar a cultura nesta retomada das atividades.

O bom trabalho realizado no segmento em Lauro de Freitas, mesmo diante das dificuldades, foi parabenizado pela superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Ana Maria Teixeira, que participou do evento representando a secretária estadual de Cultura, Arany Santana. “Lauro tem muito do que se orgulhar e mostrar para a Bahia e para o mundo. Pouquíssimos municípios do Estado tem a estrutura daqui, com plano de cultura, sistema de cultura completo e fundo de cultura”.

Despedida

Em tom de despedida, o presidente do colegiado, Alcides Jorge Carvalho dos Santos, lembrou os avanços experimentados nos últimos anos, os desafios e deu conselhos aos novos integrantes. “Os novos conselheiros precisam estudar a lei de fundação que instituiu esse conselho e devem seguir preservando a ética e a coletividade. Entrei reverenciando Tata Kasutemi e saio o reverencinado”, concluiu.

Homenageado da noite, Raimundo Nonato das Neves (Tata Kasutemi) foi presidente da primeira gestão do Conselho, criador do calendário cultural de manifestações tradicionais do município, é considerado pelos artistas e agentes culturais um baluarte da cultura não só do município, mas também da Bahia e do Brasil.