Em parceria com a Prefeitura, projeto ''Cadê Você PcD? '' realizou serviços de saúde e sociais para seu público-alvo

Por: Laerte Santana
Sábado, 18 de Setembro de 2021 às 17:05

Em parceria com a Prefeitura, projeto ''Cadê Você PcD? '' realizou serviços de saúde e sociais para seu público-alvo

Foto: Danilo Magalhães


Alegre durante o atendimento para renovação de Passe Livre, Dejanice Miranda foi uma das participantes que aproveitou os serviços da 6ª edição do projeto “Cadê Você PcD?”, realizado neste sábado (18), em Lauro de Freitas. “Eu vim lá do Parque São Paulo para encaminhar os documentos de renovação do Passe Livre do meu filho Yan Samuel. Também estou vendo se consigo fazer o meu, porque como sou acompanhante dele preciso me deslocar sempre”, contou.

Definido como um mutirão de cidadania por Jonesita Luz, presidente do MMLPcDLF, o projeto “Cadê Você PcD?”, em parceria com o Dia D da Responsabilidade Social da Unime, além da Prefeitura Municipal e outras entidades, disponibilizou mais de 20 atividades, entre atendimentos médicos e orientações sociais. “Esta é uma grande ação dedicada a inclusão das pessoas com deficiência e idosas. Ainda com as limitações da pandemia, o evento superou as expectativas dos envolvidos”, disse a idealizadora Josenita.

Quem também reforçou uma avaliação positiva foi Iracema Fazio, coordenadora acadêmica da Unime. “Sempre desenvolvemos ações de responsabilidade social e neste mês de setembro, de luta e inclusão social de PcDs, não seria diferente. Enquanto instituição de ensino precisamos da comunidade e essa é também uma forma de ampliar os serviços”, disse.

O público participante encontrou os serviços de requerimento do Passe Livre municipal, intermunicipal e estadual, emissão de credenciais para vagas prioritárias de estacionamento, atualização de cartão SUS e produção de currículo para PcD, disponibilizados pela Prefeitura de Lauro de Freitas, além dos serviços de saúde ofertados pela Unime, de áreas jurídicas e outras atividades levadas pelas outras entidades parcerias.

Vander Santos, um dos fundadores do MMLPcDLF, mais conhecido no município como Vander cadeirante, destacou o quanto é fundamental que a iniciativa seja popularizada para atingir mais apoiadores. “O Movimento é referência por essas ações afirmativas. E um dos objetivos aqui, além de promover os serviços de inclusão, é de mapear a quantidade de pessoas com deficiência do município, e de fomentar direitos para que possamos avançar cada vez mais”, pontuou.

MMLPcDLF
O Movimento de Luta da Pessoa com Deficiência de Lauro de Freitas foi criado em dezembro de 2014 com a função de garantir o pleno exercício da cidadania em benefício das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida (idosas). O projeto desenvolve ações com foco na diversidade, na inclusão e acessibilidade, a fim de construir uma sociedade mais justa e humana.