Encontro de Capoeira em Lauro de Freitas reúne mestres e alunos de várias cidades

Por: Laerte Santana
Sábado, 24 de Setembro de 2022 às 19:07

Foto: Wandaick Costa

Neste sábado (24), o Encontro de Capoeira 2022 da Rede Filhos da Bahia reuniu 150 crianças para serem batizadas no esporte afro-brasileiro, que mistura arte marcial, dança e música, e mais 100 alunos já iniciados para o ato de formatura. O evento, que tem o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, foi iniciado nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25), no Jardim Tarumã, no bairro de Itinga.

Além de troca de cordas e entrega de medalhas e certificados, os participantes contaram, hoje, com apresentações de orquestra de berimbau infantil, maculelê e samba de roda. Amanhã (25), o Encontro de Capoeira 2022 será encerrado, a partir das 8h, com o aulão do Mestre Cirilo (Cipó-Ba), com mais formaturas e entregas de diplomas.

Presidente da Rede Filhos da Bahia, Tainá Silva destaca que o encontro atinge um público-alvo de 600 pessoas durante os três dias. “Iniciamos o encontro ontem com uma roda, aqui em nosso Galpão de Capoeira, e seguimos até domingo. A Rede, que foi fundada pelo Grã Mestre Sérgio, meu pai, tem a sede central localizada em Lauro de Freitas e em demais cidades do estado e país”, relatou.

Para o Grã Mestre Sérgio é uma alegria poder ver o projeto Filhos da Bahia abraçando cada vez mais crianças e jovens. “Estamos há mais de 40 anos desenvolvendo esse trabalho de inclusão aqui no bairro de Itinga e por toda a Lauro de Freitas. Dezenas de mães e pais conseguem por aqui dar oportunidade aos seus filhos de se desenvolverem no corpo e na mente”, disse.

Entre umas das crianças batizadas, que significa a consagração de iniciação ao esporte da capoeira, Raquel Santos estava empolgada para mostrar a sua ginga. “Eu estou gostando de tudo. Aqui na capoeira eu me divirto muito. É bom jogar capoeira”, soltou as frases a pequena de nove anos enquanto se encaminhava para a fila de batizados.