Energia solar: estudantes das escolas Jardim Talismã e Pedro Paranhos já contam com salas climatizadas

Por: Neison Cerqueira

Energia solar: estudantes das escolas Jardim Talismã e Pedro Paranhos já contam com salas climatizadas

Foto: Lucas Lins


Depois dos alunos da Escola Enock Amaral, os estudantes das escolas municipais Jardim Talismã e Pedro Paranhos em Itinga e Portão, respectivamente, também já desfrutam do funcionamento do sistema de energia solar, com a instalação de ar condicionado nas salas de aula. Além de melhorar o ambiente, amenizando o calor, a utilização da energia renovável diminui consideravelmente a conta de luz no fim do mês. A mudança ensina na prática sobre sustentabilidade e economia para pais e alunos.

Nas salas de aula, o ar condicionado ajuda a amenizar o calor, o que é confirmado pelos alunos da escola Jardim Talismã. “Antes fazia muito calor, agora tá muito melhor”, disse a estudante Ester, de 11 anos. O aluno do quarto ano, Breno Santos, 10 anos, disse que além de melhorar o clima na sala de aula, a estrutura se destaca por ser energia sustentável. “Melhorou muito. Antes fazia muito calor. O painel solar é uma opção muito ecológica, muito viável”.

Gestora da unidade, Sandra Ribeiro exaltou a tecnologia. “A energia solar trouxe vários benefícios, até mesmo financeiro, já que não pagamos energia. Energia limpa, sustentável. Possibilitou a colocação dos ar condicionados nas salas, que era uma coisa que a gente já almejava há um tempo. Temos sala mais arejadas, mais frescas para nossos alunos”, disse, 

Segundo ela, os alunos ficam mais tempo dentro da sala de aula e isso só foi possível após a instalação da estrutura na unidade de ensino. “Mudou muito. Antes tínhamos uma sala quente, abafada, agora eles ficam mais tranquilos na sala. Com certeza isso facilita o aprendizado, tanto para os alunos quanto para os professores, que trabalham de uma forma melhor”, contou. 



Na escola Pedro Paranhos não é diferente. A mudança climática na sala de aula ajuda a melhorar o desempenho, e quem garante é a aluna Annane Raquel, de 15 anos. “A gente não estava mais aguentando o calor. A Prefeitura ter feito isso pela gente foi maravilhoso. Foi incrível isso que eles fizeram. Com a sala climatizada, melhorou muito o desempenho e agora conseguimos estudar melhor, mais tranquilos”, garante. 

Para Joceane Santana, gestora da unidade, os alunos “estão super realizados”. “Numa sala climatizada, a qualidade de ensino melhorou muito”, disse.

Além da Enock Amaral, Pedro Paranhos e Jardim Talismã, outras escolas já contam com o sistema de energia solar. São elas: Vida Nova, Mário Covas, Jacira Fernandes, Vovó Ciça, Dom Avelar, Vila Praiana, Mercedes Espírito Santo e Fênix. As usinas somam cerca de 1.900 placas solares, distribuídas nas unidades de ensino. E, em breve, mais ar condicionado chegarão às salas de aula.