Escola de Lauro de Freitas resgata história do bairro de Vida Nova durante culminância artística e cultural

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 01 de Dezembro de 2022 às 18:06

Escola de Lauro de Freitas resgata história do bairro de Vida Nova durante culminância artística e cultural

Foto: Wandaick Costa


Os alunos da Escola Municipal Engenho Caji (antiga Príncipe da Paz), localiza no bairro de Vida Nova, em Lauro de Freitas, utilizaram as quatro manifestações artísticas (componentes  curriculares) – música, cênica, pintura e dança – para apresentar o projeto 2022, que faz parte do projeto político e pedagógico da instituição: “Nossa História, Nossa Raiz”. A culminância que encerra o ano letivo,  aconteceu na tarde desta quinta-feira (1º), no auditório Abdias Nascimento, na Secretaria de Cultura, em Portão, com a participação de pais e do corpo docente da unidade.

A diretora da escola, Flor Silva, explica que através do projeto os alunos puderam conhecer de forma lúdica a história de Vida Nova.  "A intenção é fazer um resgate da história do nosso bairro e fazer com que os nossos pequenos, conheçam suas raízes", disse.

Atento às apresentações, o estudante do 4º ano, Luís Gustavo, disse que o que mais chamou a sua atenção foi saber que a Estrado do Coco, atual Avenida Santos Dumont, já foi uma fazenda. “Difícil imaginar um local como este hoje tão movimentado e cheio de prédios sendo uma área rural”, falou. Para Gabriel Santos, também do 4º ano, saber a história do seu bairro traz uma sensação boa de pertencimento. “É como se agora soubesse de onde eu vim”, contou.

A mãe de Gabriel, Camila Santos, era só orgulho assistindo a apresentação do filho. “Ele ama essa escola e não é para menos, a apresentação foi linda, me emocionei”, disse. Para a mãe de outra aluna da escola, Elinalda Costa, a cultura local precisa ser sempre valorizada. “Hoje as crianças sabem muito mais do Rio de Janeiro ou São Paulo do que dos lugares onde vivem, acho maravilhoso esse resgate”, comentou.