Estudantes de Lauro de Freitas são qualificados em Produção Audiovisual

Quinta, 15 de Dezembro de 2022 às 12:12

Estudantes de Lauro de Freitas são qualificados em Produção Audiovisual

Foto: Wandaick Costa

Uma turma de 38 estudantes da Escola Municipal de Cadetes de Lauro de Freitas está apta para atuar no mercado de comunicação com elementos visuais e sonoros. Na noite desta quarta-feira (14), os estudantes do 9º ano de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram certificados no curso de Qualificação Profissional de Auxiliar de Produção Audiovisual, com carga horária de 320 horas. A formação da primeira turma foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

“De início, a imersão no curso possibilitou a virada de outras chaves da minha vida. Durante as aulas, quando observei que poderia me dar várias oportunidades, me descobri na fotografia, porque entendi que a foto vai além da imagem, ela memoriza momentos. O curso agregou vários sentidos e formas de outros jovens se encontrarem no audiovisual, abriu a nossa mente. Para mim foi a porta de entrada para arte”, relatou a concluinte do curso Lethicia Soraia Gomes, que atuou como mestre de cerimônia da certificação.

A Qualificação Profissional de Auxiliar de Produção Audiovisual, realizada ao longo deste ano na estrutura da Estação Cidadania (PEC 3000), em Itinga, foi dividido por eixos teóricos e práticos de aprendizagem, que contou com aulas de cidadania, ética, oficina de comunicação de escrita, linguagem audiovisual, roteiro, técnicas de fotografia, edição, gestão cultural, além de mais cinco outros conteúdos.  O ato de certificação, que contou com apresentações de cantos e exibição de produções dos estudantes, ocorreu no auditório do Colégio Mendel, em Vilas do Atlântico.

A proposta da qualificação é um projeto do Departamento de Inovação e Tecnologia na Educação da SEMED, coordenado por Gabriella Santana. “Desenvolvemos essa formação para que os estudantes pudessem dialogar a respeito das novas mídias e a utilização desses recursos, de acordo com o dia a dia deles e como processo de ensino e aprendizagem. A qualificação durou todo o ano, de forma integrada com a formação deles do ensino fundamental II”, disse Gabriella.

Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto deve ser ampliado para mais escolas da rede municipal no próximo ano letivo. “Tivemos o apoio do Instituto Anísio Teixeira (IAT) e além disso conseguimos participar do Congresso Nacional de Educomunicação, que aconteceu em novembro e duas das nossas alunas participaram de um intercâmbio com estudantes de São Paulo para o desenvolvimento de práticas educomunicativas. A qualificação foi muito bacana porque temos o olhar do jovem dizendo como isso fez parte da vida deles”, finalizou.