Evento marca posse de integrantes do Comitê dos Direitos LGBTQIA+ de Lauro de Freitas

Por: Neison Cerqueira
Sábado, 02 de Setembro de 2023 às 10:10

Evento  marca posse de integrantes do Comitê dos Direitos LGBTQIA+ de Lauro de Freitas

Foto: Lucas Lins

Está oficialmente instituído o Comitê Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos dos LGBTQIA+ de Lauro de Freitas. O evento de posse foi realizado na noite desta sexta-feira (1º), no Cine Teatro, no Centro, e faz parte da ação 'Semana do Orgulho de Ser Quem Sou', promovido pela Prefeitura, por meio Secretaria Municipal de Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEPADHIR). Na ocasião, também foi entregue o troféu Cidadania LGBTQIA+ e Direitos Humanos que em homenagem, leva o nome da prefeita Moema Gramacho.

Ao todo, a posse do comitê foi concedida para 10 órgãos da gestão, de entidades e representantes da sociedade civil. O comitê será responsável por formular o Plano Municipal de Políticas Públicas para a comunidade e mesmo em caráter temporário, a iniciativa é um passo importante para a futura criação do Conselho LGBTQIA+ do município.

No evento, teve a apresentação de drags e um bate-papo descontraído. O momento de alegria e satisfação para o público, foi visto no rosto de quem estava ali presente. Sabrina Sabatini foi uma das atrações do evento e falou sobre o comitê. "Eu atuo na arte drag há sete anos. Então, esse momento é muito importante para a visibilidade trans, a visibilidade do povo LGBTQIA+ do nosso município. Aqui a política para nós ainda é muito pouca. Com o comitê instituido, se torna algo que vai dar visibilidade para nós, que somos LGBTQIA+ e isso para mim é muito importante", disse.

Para a secretária da Sepadhir, Deize Marize, o momento é um marco importante e garante que a gestão vai andar lado a lado com a comunidade LGBTQIA+. "É com grande honra e respeito que nos reunimos hoje para entregar oficialmente este comitê à comunidade LGBTQIAP+. Esta ocasião marca um passo importante em direção à igualdade, inclusão e aceitação para todas as identidades de gênero e orientações sexuais que compõem nossa comunidade diversa. Reconhecemos a luta histórica e contínua que muitos de vocês enfrentaram para alcançar a visibilidade, os direitos e o respeito que merecem. Este comitê é um símbolo tangível de nosso compromisso em apoiar e empoderar cada indivíduo, independentemente de quem sejam. Somos parceiros nessa jornada, prontos para ouvir, aprender e agir em conjunto, a fim de construir uma sociedade verdadeiramente inclusiva e igualitária", contou a secretária.

Segundo a gestora, garantir o acesso aos serviços e a criação de políticas inclusivas fazem parte dessa ação e serão prioridades da pasta. "O propósito deste comitê é múltiplo: ele se destina a promover a educação, a conscientização e a sensibilização sobre as questões que afetam a comunidade LGBTQIAP+. Queremos criar um ambiente em que todos possam se expressar com autenticidade, sem medo de discriminação ou preconceito. Estamos dedicados a criar políticas inclusivas, abordar questões de saúde mental, garantir a acessibilidade aos serviços de saúde apropriados e apoiar projetos culturais que celebrem a diversidade", completou.

Um dos empossados, Davi Matos, assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), disse que o momento tem um significado muito próprio e particular. Oriundo da periferia de Lauro de Freitas, para ele é preciso trabalhar arduamente para mudar o cenário atual. "É um momento de extrema importância, porque a gente busca discutir políticas públicas que de fato atravessem a vida das pessoas para melhor. Quando falamos disso, aqui no nosso município, a gente vê uma carência muito grande em respeito a comunidade. E isso precisa ser mudado. O cenário atual precisa ser mudado. E é preciso mudanças drásticas. Comprometimento, envolvimento e acima de tudo, a participação da comunidade e das secretarias. Represento a Semed e para mim tem um significado muito próprio e particular, sendo eu uma pessoa LGBTQIAPN+, negro, periférico, cria de Itinga, é uma forma de contribuir e transformar vidas", explicou Davi.

Érica Capinan, diretora do Departamento LGBT da Secretaria de Políticas Públicas, Direitos Humanos e Igualdade Racial (SEPADHIR), disse estar realizada. "Aqui culmina uma semana que tivemos com muitas atividades. Então estou muito feliz. Hoje é um marco simbólico para as políticas públicas para a população LGBTQIA+ de Lauro de Freitas. A gente dá posse ao comitê, que terá a responsabilidade de ser indutor. Pensar as ações, políticas afirmativas e públicas. Esse é o primeiro passo, depois reuniões, para a partir daí começar o plano municipal de Lauro de Freitas para essa comunidade. Esse é o grande desafio do comitê, que institui o plano municipal. Esse momento é um divisor de águas, para que o Executivo e o Legislativo voltem os olhos para a população LGBTQIA+ do nosso município", revelou.

Participaram da mesa: Deize Marize, secretária; Tifani Conceição, da Coordenação de Políticas LGBTQIA do Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia; Linda Brasil, Deputada Estadual de Aracaju; Douglas Alves, do Ministério dos Direitos Humanos e a Presidente do Conselho Nacional LGBTQIA, Janaína Oliveira. Conforme o decreto, o Comitê ficará instalado no prazo de 30 dias e seu regimento interno, dentro de 60 dias, ambos a contar da data de publicação. A coordenação será feita por um representante da SEPADHIR, através do Departamento de Promoção a população LGBTQIA+.