Expo Favela acontece pela primeira vez na Bahia e Lauro de Freitas sedia evento que começa nesta sexta-feira (22)

Por: Giovanna Reyner
Quinta, 21 de Setembro de 2023 às 11:11

Expo Favela acontece pela primeira vez na Bahia e Lauro de Freitas sedia evento que comea nesta sexta-feira (22)

Foto: Lucas Lins


Lauro de Freitas está pronta para receber a maior feira de negócios e empreendedorismo de favela do Brasil. A Expo Favela começa nesta sexta-feira (22), com abertura oficial às 9h, e segue no sábado (23), sempre das 9h às 19h, no galpão de eventos do Parque Shopping Bahia.

Essa é a primeira vez que a Bahia sedia o evento que é organizado pela sociedade Favela Holding e a Central Única de Favelas (Cufa), com o apoio do Governo do Estado da Bahia, Prefeitura de Lauro de Freitas e outros parceiros. São esperadas mais de 3.500 que devem participar da feira, com acesso gratuito. O visitante precisa baixar o ingresso no site:  www.expofavela.com.br.

Para o Secretário de Cultura do Município, André Pereira, "a favela é potência, gera economia, riqueza e temos o imenso prazer de trazer esse evento, que é o maior do mundo, para Lauro. É o primeiro do Estado da Bahia, que contou com empenho da prefeita Moema Gramacho e do governador Jerônimo Rodrigues. Esse evento é importante, porque  vai levar a comunidade para um feira de nivel nacional, que é o Expo Favela Brasil, que vai acontecer em São Paulo. Para o empreendedorismo baiano esse evento, com certeza, vai ser um sucesso".

Na grade de programação, os participantes poderão assistir a palestras e workshops com grandes nomes do empreendedorismo e ativismo social; pitchs de startups; feira de negócios; mentorias; shows; exposições de arte e cultura; rodadas de conversa e negócios; gastronomia e mais. 

Além disso, artistas do cenário nacional como rapper, escritor, ator e cineasta MV Bill; o afrochefe e ator Jorge Washington; a gestora de projetos sustentáveis Hellen Nzinga; a CEO do Corujão, Daniela Lacerda; a coordenadora de responsabilidade socioambiental do iFood, Daniela Sá; a cantora Allyssa Anjos; e o bloco Afro Bankoma,.

Durante os dois dias da ação, dez empreendedores serão selecionados para participar da edição nacional do evento. Todos os participantes estarão concorrendo a ser Top 10 no seu estado e ser convidado para a Expo Favela Innovation Brasil em dezembro.

PROGRAMAÇÃO

Na sexta (22), a abertura será com a apresentação da Baobá das Pretas, a presença de autoridades do poder público e quatro conferências com os temas: ‘Fábrica Cultural há 20 anos impactando vidas’; A Favela e a Bahia: Que cenário é esse?’;  ‘Sejamos voz, escuta e coragem’; ‘A Favela é diversa, colorida e plural’; além de apresentações musicais como Magary Lord e show de encerramento com Lazzo. 

Já no sábado (23), as conferências serão intercaladas com apresentações artísticas. A abertura fica por conta da Orquestra do Neojibá, em seguida sobe ao palco negro Davi. A primeira conferência com o tema ‘A juventude que empreende: A Favela como lugar de inovação e oportunidades’ dará sequência a programação. 

Na programação terá também a apresentação musical com Família Tríplice. A segunda conferência aborda ‘Produção Audiovisual Comunitária: A favela não é só cenário’, logo após apresentação de Becca Baroni. A próxima conferência traz ‘as Políticas ESG e a periferia: Favela, geração de renda e sustentabilidade’, seguida da apresentação do AfroBankoma. Para fechar, a conferência ‘A favela é Potência: Periferia, Educação e Transformação Social’ com as apresentações musicais de Alyssia Anjos, Verbo Ativo, Mv Bill e Igor Kannário (Príncipe do Gueto) finalizando a noite.