Exposição 'Mundo NEOJIBA' chega em Lauro de Freitas e fica até fevereiro no Parque Shopping Bahia

Por: Laerte Santana
Sábado, 07 de Janeiro de 2023 às 07:07

Foto: Lucas Lins

O município de Lauro de Freitas ganhou um Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA em abril de 2022. Essa pequena história, que ainda nem completou um ano, já faz parte da exposição "Mundo NEOJIBA", que está aberta para visitação no Parque Shopping Bahia, até o dia cinco de fevereiro. A mostra, que expõe a trajetória dos 13 Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, ainda comemora os 15 anos do programa do Governo da Bahia.

Quem adentra o empreendimento comercial pela entrada principal já visualiza a exposição composta por murais de fotos e textos, vídeos e objetos. Realizada pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), a exposição "Mundo NEOJIBA" conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas e do Parque Shopping Bahia.

No decorrer desses 15 anos, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens baianos foram beneficiados pelo programa, que visa a integração social por meio da prática musical coletiva. Em Lauro de Freitas, cerca de 200 crianças são treinadas e capacitadas para atuarem em apresentações de orquestra sinfônica e coral. A prefeita Moema Gramacho, que realizou uma visita a exposição, nesta sexta-feira (6), destaca a atuação do núcleo no município como um projeto transformador de vidas.

“Estou encantada de ver esta exposição do NEOJIBA presente aqui em Lauro de Freitas. O que vocês vão ver aqui é o histórico dessa grande orquestra, regida pelo maestro Ricardo Castro, que nos deu a honra de trazer para Lauro de Freitas a possibilidade dos nossos jovens também fazerem parte desse programa. A exposição mostra o quanto o NEOJIBA tem trabalhado pela cultura, pela arte e pelo social”, frisou Moema.

Frequentadora do shopping, Bárbara Oliveira, 27 anos, descobriu na exposição que Lauro de Freitas possui um núcleo de práticas musicais do NEOJIBA. “Eu já conhecia o trabalho desse projeto musical, mas não sabia que aqui na minha cidade também tinha. Fico feliz em saber que as crianças daqui também estão sendo ensinadas a tocar instrumentos musicais e cantar”, disse.

Para conferir a exposição "Mundo NEOJIBA" basta comparecer no Parque Shopping Bahia no horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.