Fé e devoção marcam celebração pelo aniversário de Lauro de Freitas

Domingo, 31 de Julho de 2022 às 15:03

Fé e devoção marcam celebração pelo aniversário de Lauro de Freitas

Foto: Danilo Magalhães

As comemorações pelo aniversário de 60 anos de Lauro de Freitas iniciaram cedo neste domingo (31), com a Missa em Ação de Graças celebrada na Igreja Santo Amaro de Ipitanga, localizada no Centro. A paróquia, ponto de partida para o crescimento do município ainda nos tempos do Brasil colônia, ficou repleta de fiéis que separaram este dia para agradecer e louvar a Deus pelas dádivas e avanços da cidade.

A cerimônia foi regida pelos padres José Maria da Igreja Nossa Senhora da Aparecida, na Itinga, pelo padre Gilberto Anastácio, da Igreja da Matriz de Santo Amaro de Ipitanga e pelo vigário geral da arquidiocese de Salvador, Juraci Gomes. Padre Juraci, como é carinhosamente conhecido, atuou no município por nove anos e coleciona uma legião de devotos apaixonados por sua maneira de conduzir a Igreja e pela pregação da palavra sagrada. "Para mim, como religioso, este é o momento ideal de comemorar o aniversário de Lauro de Freitas, com orações e com ações de graças por todos os avanços que conquistamos", falou.

Devota fiel de Santo Amaro de Ipitanga, a prefeita Moema Gramacho estava sentada na primeira fileira acompanhada de autoridades políticas, civis e militares. A gestora do município relembrou a reforma completa da Igreja da Matriz realizada pela Prefeitura em que a pintura, rede elétrica e o telhado foram completamente restaurados. "Essa igreja secular é a identidade de nossa cidade, ela marca o começo de tudo. E, em breve, assim que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) der a liberação, vamos assinar a ordem de serviço para reforma completa do cemitério", anunciou Moema.

A prefeita relembrou obras importantes que foram realizadas em seus mandatos anteriores e neste quarto como o Programa de Segurança Alimentar que implantou em Lauro de Freitas o Restaurante Popular, Cozinha Comunitária e Banco de Alimentos. "Nosso objetivo é combater a fome que temos visto retornar no Brasil", disse. Moema destacou os esforços da gestão em mitigar os impactos da pandemia no período de pico da doença e nessa nova fase pós-pandemia. "Nossa batalha foi intensa e conseguimos abrir um Pronto Atendimento exclusivo para Covid-19 que salvou muitas vidas, além disso hoje temos o Hospital Metropolitano e em breve uma unidade materno/infantil onde atualmente é o Menandro de Faria", completou.

Mais de duzentas pessoas prestigiaram a celebração religiosa, que contou com a participação dos alunos da Neojiba, implantada em Lauro de Freitas no começo deste ano, nas Aldeias de Segurança e Cidadania S.O.S. Os meninos, que praticam há quatro meses instrumentos de sopro como flauta e de corda como violino e violoncelo, se apresentaram pela primeira vez. No repertório breve, o prelúdio de Bach encheu a Igreja de emoção que saltavam aos olhos de quem ouvia. "Lindo demais, algo que nunca imaginei ver meu filho aprendendo e graças a Neojiba e a Prefeitura hoje ele está aqui", disse Noeli Meira, mãe de um dos alunos.

Neste domingo, a programação continua pela tarde com manifestações populares e em seguida apresentações musicais na Praça João Thiago dos Santos. Nomes como Vanessa da Mata e Ana Catarina são os mais esperados.