Gestão da Educação Municipal de Lauro de Freitas se torna referência para o Nordeste

Por: Laerte Santana
Quarta, 28 de Dezembro de 2022 às 08:08

Foto: Divulgação / Arquivo pessoal

Diante da premiação de dez escolas municipais de Lauro de Freitas por boas práticas na gestão dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o coordenador de Captação de Recursos e Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Thiago Brandão, foi convidado pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais da Região Nordeste (CECAMPE-NE), uma iniciativa do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação (FNDE), para participar como formador de gestores do Nordeste, na capacitação “PDDE e Ações Integradas”.

O convite da CECAMPE-NE surgiu a partir do reconhecimento do trabalho executado pela SEMED nas escolas da rede municipal de ensino. A capacitação presencial foi realizada durante dois dias, no início do mês de novembro, em Salvador-BA. “Pelo reconhecimento de um trabalho realizado com muita dedicação e empenho, nos tornamos referência na execução exitosa dos recursos públicos, que visam a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem do educando. Foi satisfatório participar da capacitação como um multiplicador do conhecimento, para secretários e diretores escolares de outros municípios do Nordeste”, relatou Thiago Brandão.

Segundo o coordenador da Semed, em Lauro de Freitas as orientações dos gestores escolares, para a adesão, execução e prestação de contas dos recursos do PDDE, são feitas a partir da elaboração de cartilhas, reuniões formativas e acompanhamento semestral, além de assessoria para cada unidade escolar. “Na capacitação sobre o PDDE, ações integradas e execução dos recursos do Programa Nacional de Transporte Escolar (PNATE) levamos toda nossa experiência como formação”, completou.

*Premiação*

Dez escolas da rede municipal de Lauro de Freitas foram premiadas pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). A verba total adicional será de mais de R$ 94 mil do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As unidades reconhecidas pelo Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada (IdeGES-PDDE) foram as escolas municipais Amauri Montalvão, Tenente Gustavo, Enock Amaral, Fênix, Vila Praiana, Eurides Santana, Senhora Valentina, Catarina de Sena, além das creches Paulo Jackson e Vovó Ciça.

A secretária Municipal de Educação, Vânia Galvão, congratulou as escolas premiadas.“Quero deixar meus parabéns às gestoras e gestores dessas unidades de ensino pelo compromisso com a gestão dos recursos, ao mesmo tempo em que manifesto a certeza de que mais escolas serão reconhecidas nas próximas avaliações”.

O IdeGES-PDDE tem por objetivo mensurar a execução efetiva dos recursos públicos destinados às escolas municipais e agrega três indicadores relativos a dimensões representativas do desempenho do programa nos entes federados: adesão, execução e prestação de contas dos recursos.