Idosos celebram retorno das aulas de hidroginástica na USF Chafariz

Por: Laerte Santana
Terça, 31 de Janeiro de 2023 às 12:12

Idosos celebram retorno das aulas de hidroginástica na USF Chafariz

Foto: Wandaick Costa


O retorno das aulas de hidroginástica na Unidade de Saúde da Família Chafariz, após o recesso de virada de ano, foi bastante celebrado pelo grupo de idosos do programa de acompanhamento HIPERDIA de Lauro de Freitas, nesta terça-feira (31). A coordenação da USF retoma a realização de exercícios aeróbicos na piscina nas terças, quartas e quintas-feiras, às 8h.

Como afirma o coordenador da USF Chafariz, Anderson Reis, as aulas de hidroginástica contemplam cerca de 40 idosos pacientes. “Ofertamos as aulas por mais de seis meses no ano passado e paramos no fim de ano para o recesso. Além deste retorno dos grupos que já estavam praticando a hidroginástica, na próxima semana vamos iniciar as aulas com um grupo de 15 gestantes acompanhadas aqui pela unidade”, relatou.



Quem celebrou o retorno das atividades com entusiasmo e alegria foi a paciente Regina Oliveira, 68 anos. “Isso aqui é um bem para as idosas, melhor hora do dia. Eu que tenho problema de pressão, de açúcar, não podia fazer outros exercícios pesados porque passava mal, agora me sinto muito bem, a aula faz bem para o corpo, para a mente, principalmente para as pessoas da nossa idade”, destacou.

As aulas na piscina são ministradas por uma educadora física e tem duração de 50 minutos. Para a paciente Luzia Moraes, 64 anos, o tempo da aula passa que ela nem ver. “Eu estava ansiosa para retornar, encontrar com o grupo. Faço as aulas desde o início e me faz muito bem, as dores vão embora”, disse. As idosas que participam da hidroginástica passam por acompanhamento de médico clínico, enfermagem, nutricionista e fisioterapeuta.