Janeiro Branco: Caps AD Lauro de Freitas investe em atividades terapêuticas com foco na saúde mental

Por: Laerte Santana
Quarta, 25 de Janeiro de 2023 às 13:01

Janeiro Branco: Caps AD Lauro de Freitas investe em atividades terapêuticas com foco na saúde mental

Foto: Wandaick Costa


Sentados e relaxados à sombra de uma árvore, assistidos do Centro de Atenção Psicossocial (Álcool e Drogas) de Lauro de Freitas se reuniram em um grupo de musicoterapia, nesta quarta-feira (25), para melhorar o humor, a autoestima e a confiança. A atividade, desenvolvida periodicamente pela unidade especializada em saúde mental e reinserção social, reforça a campanha Janeiro Branco no município.   

Além da expressão musical, que proporciona uma melhor qualidade de vida aos pacientes, outras atividades terapêuticas desenvolvidas pelo Caps AD contribuem para a saúde mental dos assistidos, como relata a coordenadora da unidade Leylane Evangelista. “Tanto aqui na musicoterapia, como nas oficinas de mosaico e de redução de danos, reforçamos a campanha do Janeiro Branco, que este ano trata o tema: a vida pede equilíbrio”, disse.

Ainda de acordo com a coordenadora, mais de 400 pacientes são assistidos com terapias em grupos e individuais. “As atividades terapêuticas são desenvolvidas semanalmente, e dentro da campanha de saúde mental participamos de outros eventos que fazem alusão a temática, como um que aconteceu no último fim de semana na Praia de Vilas do Atlântico, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde”, relatou.

Psicóloga da unidade, Maria Jaciara Macedo conta que a campanha Janeiro Branco surgiu pioneiramente no Brasil em 2014, criada pelo psicólogo e palestrante mineiro Leonardo Abrahão, para trazer o debate da saúde mental nas relações humanas e conscientizar as pessoas a buscarem atendimento. Dentro da campanha, ela destaca dicas para manter uma vida equilibrada.

“O estilo de vida que levamos deve ser um aliado para trabalhar a saúde mental. Devemos pensar o que podemos fazer ou inserir no dia a dia para ter uma qualidade de vida. Praticar atividades físicas, fazer leituras, meditação, ter momentos de lazer, alimentação adequada e outros autocuidados são hábitos que devem ser adotados, porque contribuem para a saúde mental. Para quem enfrenta problemas, a terapia e o acompanhamento psiquiatra devem ser buscados”, frisou.

Caps AD

Os pacientes do Caps AD, localizado na Rua dos Prazeres, no bairro do Caji, são acompanhados por equipe multidisciplinar composta por médicos, terapeutas, assistentes sociais, farmacêuticos e técnicos. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, com atendimentos direcionados a crianças, adultos e idosos com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas.