Jorge Novis Itinerante leva consultas e exames para o Capiarara nesta quarta-feira (30)

Por: Giovanna Reyner
Segunda, 28 de Novembro de 2022 às 11:11

Exames, consultas médicas, odontológicas e vacinação estarão disponíveis para a população do Capiarara, em Lauro de Freitas, durante o Jorge Novos Itinerante. A ação, que acontece nesta quarta-feira (30), levará das 8h às 16h a estrutura do hospital municipal em ônibus equipados para atender a população da localidade.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde (SESA), Augusto César Pereira, um caminhão será destinado à saúde bucal com equipes completas de odontologia para a realização de procedimentos e um ônibus com a estrutura para realização de mamografia, preventivo e eletrocardiograma. As unidades móveis estarão estacionadas próximo a Escola Municipal Amauri Montalvão. "A intenção é facilitar ainda mais o acesso a consultas e exames", frisa César.

A previsão é que cerca de 200 pessoas sejam atendidas durante a ação que contará com a participação de dois médicos generalistas, enfermeiros, odontólogos e técnicos. Além das consultas e exames, a população terá acesso a testagem rápida para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis como Sífilis, HIV e Hepatite, orientações relacionadas à saúde bucal para  prevenção de doenças, e atualização do calendário vacinal de crianças e adolescentes.

Para ser atendido é necessário apresentar o documento de identificação com foto e cartão SUS. O público alvo para a realização dos procedimentos são homens e mulheres maiores de 18 anos. Apenas a realização dos procedimentos bucais estará disponível para crianças. "O fluxo dos atendimentos será organizado com a avaliação inicial realizada pelos médicos e o encaminhamento para o procedimento necessário", explica o secretário.

O resultado dos exames será entregue no Hospital Municipal Professor Jorge Novis, localizado na Itinga próximo ao Largo do Caranguejo. A data para retirada dos exames será agendada e informada ao paciente.