Lauro de Freitas avança em geração de empregos e ocupa a 2ª posição da região metropolitana

Por:

Lauro de Freitas avança em geração de empregos e ocupa a 2ª posição da região metropolitana

Foto: Maína Diniz


O município de Lauro de Freitas, mais uma vez, é destaque na geração de empregos formais. O resultado faz parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em que o município ficou em segundo lugar da região metropolitana (atrás apenas da Capital), apresentando no acumulado de 2022, saldo positivo de 4.078 postos de trabalho, por conta das 40.169 admissões e de 36.091 desligamentos (com ajustes até agosto). No ano passado (2021), entre os meses de janeiro e dezembro, o município também foi destaque, apresentando saldo positivo 5.219 de empregos formais.

Com o avanço da vacinação e a superação da fase mais restrita da pandemia, a economia voltou a aquecer, proporcionar novas oportunidades de trabalho e estimular a confiança de empresários para investimentos locais. O secretário de Trabalho, Esporte e Lazer (Setrel), Uilson Souza, destaca que o número reflete todo o engajamento da gestão para o desenvolvimento local. “Estamos muito satisfeitos com essa linha crescente na geração de empregos na nossa cidade. Temos o melhor cenário da região metropolitana, o que nos motiva a continuar investindo e criando parcerias com os segmentos econômicos. Estimular a geração de empregos continuará sendo nossa prioridade”, disse.

Os jovens Edvan Lopes, 26 anos, e Rejane Teles, 24 anos, fazem parte desse cenário positivo. Ambos estavam desempregados e atualmente, trabalham juntos, como vendedores de uma loja de roupas e acessórios, localizada no centro da cidade. “Eu já tinha experiência com vendas e consegui essa oportunidade. Estou gostando muito de estar aqui”, disse Edvan. Rejane também foi selecionada e comemora até hoje o seu destaque no processo seletivo. “Eu já tinha mais de um ano desempregada. Passei pela seleção, fiquei em primeiro lugar e consegui garantir a minha vaga. Estou muito feliz”, comentou. 



A vendedora Helena de Santana, 45 anos, também faz parte dessa parcela de público que conseguiu uma nova oportunidade no mercado de trabalho. Ela estava sem trabalhar há mais de um ano e foi selecionada para a função de caixa em uma loja de roupas. “Tem sete meses que eu voltei a trabalhar e eu tenho muita gratidão. Como eu já tinha experiência, não pensei duas vezes. Agora, posso ajudar nas contas de casa e pagar as despesas da minha filha. Espero que outras pessoas também consigam. Trabalho é dignidade.”, disse.

O maior número de postos de trabalho gerados continua sendo na área de serviços, seguido pela indústria e construção civil. Até o mês de agosto de 2022, 1.594 empresas foram abertas em Lauro de Freitas, incluindo Microempreendedor Individual (MEI) e autônomos.  A cidade é reconhecida pelo seu potencial de negócios, atraindo empreendimentos como o Parque Shopping Bahia, o primeiro Centro de Distribuição no Nordeste do Mercado Livre e o Mercadão da Bahia, que foi recentemente inaugurado, instalando diversos pontos comerciais, gastronomia e valorização da cultura local.