Lauro de Freitas celebra inauguração do Colégio de Tempo Integral de Portão
Por: Laerte Santana
Quinta, 19 de Outubro de 2023 Ã s 15:03
Lauro de Freitas celebrou a inauguração da sua segunda unidade educacional de grande porte, voltada para a oferta de educação em tempo integral aos estudantes do ensino médio. O Colégio de Tempo Integral de Portão foi oficialmente aberto em uma cerimônia conjunta entre o Governo da Bahia e a Prefeitura Municipal, nesta quinta-feira (19). A entrega contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, gestores, estudantes, profissionais envolvidos na construção da escola e membros da comunidade.
Para a construção do Colégio, o governo investiu R$30 milhões em obras físicas, equipamentos e desapropriações. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) trabalhou em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) para tornar o projeto realidade.
No discurso de inauguração, o governador Jerônimo Rodrigues enfatizou que a escola é um patrimônio do povo, que consolida um projeto do Brasil, da Bahia e de Portão. “Não estamos entregando aqui só um prédio. Aqui dentro temos os melhores professores, as melhores cozinheiras, porteiros, direção escolar e todos os profissionais que vão fazer esta unidade funcionar com a melhor qualidade. Esta escola é para as meninas e os meninos que são o presente, porque é com eles que vamos construir o país que queremos”.
Foto: Raphael Muller
O Colégio oferece uma estrutura com 24 salas de aula, biblioteca, quatro laboratórios, duas salas multifuncionais, teatro e restaurante com capacidade para 200 pessoas, além de uma piscina semiolímpica, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, além de salas multifuncionais, banheiros, administração, guarita e outros equipamentos.
A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou que o novo CEEPTIC, entregue em maio pelo Governo da Bahia, também tem a mesma estrutura da unidade de Portão. “As duas compõem o quadro de melhores escolas criadas a partir do governo Rui, da época em que Jerônimo era secretário de Educação e agora ele volta para entregar como governador. Essas escolas são marcas da educação dos nossos governos. E aqui nas municipais também estamos investindo na modernização das estruturas, já iniciamos a instalação de ar-condicionado, através da energia solar, e todas as escolas serão climatizadas”, disse.
Foto: Raphael Muller
A acessibilidade da escola foi enfatizada pela secretária da Educação da Bahia, Adélia Pinheiro, que percorreu a escola em uma cadeira de rodas devido a uma deficiência temporária. “É importante destacar que as nossas escolas são inclusivas. Ontem, entregamos uma unidade em Jardim Cajazeiras, Salvador, hoje estamos aqui em Portão, e amanhã estaremos entregando mais uma em Porto Seguro. Somente em 2023, investimos mais de R$600 milhões em estruturas físicas educacionais já entregues”, pontuou.
A nova escola de Portão acolheu 882 estudantes do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, que vieram do Colégio Social de Portão, do Colégio Estadual Kleber Pacheco de Oliveira e do anexo do Kleber Pacheco. Mais de 400 desses estudantes recebem apoio do programa Bolsa Presença, que visa garantir a segurança alimentar das famílias e a permanência dos estudantes na escola.
Para Daiane Anjos, aluna que veio do Kleber Pacheco, a nova escola representa um sonho tornado realidade. “A antiga escola tinha vários problemas e às vezes era difícil aprender e se concentrar. Mas agora, com esta escola nova e moderna, sinto que o aprendizado vai ser muito melhor. As salas de aula são mais espaçosas e equipadas com tecnologia de ponta, temos toda uma estrutura digna de fato”, expressou.
Foto: Raphael Muller