Lauro de Freitas ganha reforço no monitoramento das chuvas e passa a contar com seis Pluviômetros Automáticos

Por: Iana Silva
Quarta, 26 de Outubro de 2022 às 15:03

Nesta quarta-feira (26), a rede de monitoramento de chuvas do município de Lauro de Freitas passou a contar com um novo pluviômetro automático. Ao todo, o município conta com seis dispositivos, distribuídos nos bairros de Jambeiro, Areia Branca, Itinga, Vila Nova de Portão e o mais recentemente implantado no bairro de Vida Nova.

O novo pluviômetro foi instalado pelos técnicos do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN. Os testes de funcionalidade também foram feitos, contando com apoio da Defesa Civil do município.

Além da instalação, os técnicos configuraram o dispositivo e fizeram a ligação com o sistema nacional. De acordo com Tiago Maxx, superintendente de Defesa Civil, a implantação de mais um pluviômetro na cidade busca melhorar a identificação dos cenários de riscos no município. “Com este novo equipamento, instalado no bairro de Vida Nova, Lauro de Freitas irá complementar e ampliar a sua rede, permitindo o acompanhamento das chuvas em tempo real na região, a análise de dados que auxiliam para entendimento dos cenários e emissão de alertas para a população”, comentou.

Os técnicos do CEMADEN também realizaram vistoria nos demais equipamentos de monitoramento para a realização de uma manutenção preventiva. Além dos pluviômetros, Lauro de Freitas também conta com uma Estação Hidrológica instalada na Avenida Santos Dumont que monitora o nível de água do Rio Ipitanga, com dados e registros fotográficos.