Lauro de Freitas se consolida entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios

Por: Laerte Santana
Quinta, 29 de Dezembro de 2022 às 11:11

Foto: Rafael Magno

O município de Lauro de Freitas está entre as 100 melhores cidades do Brasil para fazer negócios, no setor de serviços, segundo estudo realizado pela consultoria Urban Systems, edição 2022. Apenas três cidades baianas aparecem nesse ranking setorizado. Lauro de Freitas ocupa a posição 83º da lista, com uma nota geral de 2,337.

Os rankings “Melhores Cidades para Fazer Negócios” da Urban Systems foram publicados pela revista Exame, neste mês de dezembro. O estudo, que apresenta seis eixos temáticos (comércio, serviços, indústria, construção civil, agropecuária e educação), analisa mais de 60 indicadores que tornam as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de novos negócios.

No eixo de serviços são avaliados índices como: saldo de empregos; serviços com média e alta remuneração; velocidade média de internet; relação empregos/administração pública; crescimentos da renda nominal do trabalhador e de estabelecimentos de serviços; e percentuais de empregos qualificados e de grandes empresas.

Um dos fatores que consolida Lauro de Freitas entre as cidades campeãs no ramo de serviços é a sua política municipal de atração de empresas, via polo industrial, por meio de uma alíquota do Imposto Sobre Serviço (ISS) atrativa, que varia entre 2% a 5%. Sexta economia do Estado e portal de entrada da Zona Turística da Costa dos Coqueiros, o município possui mais de 200 mil habitantes e 59 km de área.

Outras vantagens do município são: a proximidade com o aeroporto da Bahia; a mobilidade urbana com metrô na entrada da cidade; os 6km de praias paradisíacas; rede hoteleira; mercado consumidor forte; unidades de ensino; vocação para esporte náuticos; além de grandes empreendimentos instalados, entre eles o Parque Shopping Bahia e o Centro de Distribuição do Mercado Livre, e o compromisso com o desenvolvimento sustentável.

Como afirma a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a atração de negócios é um dos grandes fatores que faz gerar postos de trabalho e mantém a economia local aquecida. “Um dos exemplos dessa política é o Programa Cidade Solidária e Sustentável, lançado em 2021, que vem atuando no aquecimento da economia do município desde o período mais crítico da pandemia, com 16 ações voltadas para a geração de emprego e renda, fomento à produção e consumo local e qualificação de mão de obra”, relatou.

Ainda de acordo com a prefeita, o apoio aos empresários, como o do trabalho da Central Geral de Apoio à Micro, Pequena e Média Empresa (CGAE) da Prefeitura, contribuiu para manter Lauro de Freitas no mapa das melhores cidades para se investir. “O dinamismo da economia local também pode ser avaliado pelo ranking do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, onde o município vem se mantendo em evidência. E para avançar ainda mais no desenvolvimento econômico, estamos trabalhando na implantação do primeiro HUB-Lauro de Freitas, com startups, dentro do Programa INOVA-LAURO”, destacou.

Estudo

O estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios é produzido anualmente pela Urban Systems para a revista Exame desde 2014. O ranking é calculado através da metodologia de análise estática chamada: IQM – Índice de Qualidade Mercadológica.