Lauro sem Fome: Cestas básicas são entregues a mais de 400 pessoas

Quinta, 22 de Dezembro de 2022 às 12:12

Lauro sem Fome: Cestas básicas são entregues a mais de 400 pessoas

Foto: Danilo Magalhães

O natal na casa Eliana Santos, 56 anos, será mais especial este ano, ela e outras 418 pessoas assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Lauro de Freitas, receberam nesta quinta-feira (22), uma cesta básica que irá complementar a alimentação de suas famílias.

A ação faz parte do programa municipal Lauro sem Fome. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMDESC), contempla as famílias assistidas pelos equipamentos e seguirá pelos próximos 12 meses.

De acordo com o secretário da SEMDESC, Tito Coelho, os itens que compõem a cesta são de primeira necessidade da alimentação como: arroz, feijão, açúcar, café, leite, margarina, soja, cuscuz, óleo, macarrão e biscoitos. “Este é o segundo mês da dispensação das cestas do Lauro Sem Fome. O programa é fomentado inteiramente com recursos do tesouro municipal. A demanda é prioritariamente das famílias assistidas pelos CRAS que recebem mensalmente esse benefício”, disse.

Para Maria Valdete, 86 anos, a cesta veio em boa hora. “Natal esse ano vai ser mais tranquilo com esse reforço. Domingo vou aproveitar e fazer o feijão tropeiro para meus netos”, contou. Para Maria Almeida, 52 anos, que está desempregada, a cesta vai servir não somente para sua casa, mas também para a família de sua filha. “Está tudo difícil, mas esse benefício lá em casa será dividido, vou mandar também para minha filha e meus netos”, conta.

Tito explica que para receber a cesta é necessário ser assistido por um dos seis CRAS. “Em geral essas pessoas são assistidas pelo Cadastro Único e recebem Auxílio Brasil. Inicialmente é feita uma triagem pelas equipes de assistência social dos equipamentos e as pessoas selecionadas são direcionadas para o recebimento das cestas., completou”.