Moradores de Capiarara passam por consultas e exames em ação itinerante do Hospital Jorge Novis

Por: Laerte Santana
Quarta, 30 de Novembro de 2022 às 15:03

Moradores de Capiarara passam por consultas e exames em ação itinerante do Hospital Jorge Novis

Foto: Maína Diniz


Com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde, a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou mais uma edição do projeto “O Jorge Vai Até Você”, nesta quarta-feira (30), no bairro de Capiarara. A ação itinerante do Hospital Municipal Dia Jorge Novis levou para dentro da comunidade atendimentos médicos e odontológicos, além de exames e vacinação. 

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SESA), a ação do Jorge Novis é uma política de gestão que se preocupa com a população que mora nas comunidades mais distantes, como afirma o titular da pasta, Augusto Cesar Pereira. “Com esse projeto descentralizamos os atendimentos de saúde e facilitamos o acesso à saúde preventiva. Esta ação deve acontecer mais vezes ao longo dos próximos meses, e já temos projeto para inaugurar no próximo ano uma unidade mista aqui na localidade”, relatou. 

A estrutura do hospital municipal chegou em Capiarara em um ônibus equipado com três consultórios, um caminhão odontomóvel e mais um trailer. Durante a ação foram disponibilizados 40 atendimentos com médico clínico, 40 exames preventivos ginecológicos, 40 eletrocardiogramas e 40 mamografias, além da demanda aberta de vacinação contra a Covid-19 até a 4ª dose e multivacinação. No odontomóvel, a população contou com 30 procedimentos de escovação, mais aplicação de flúor e kits de higiene bucal. 



O morador da comunidade, Eliomar Lima, 43 anos, aproveitou a ação “O Jorge Vai Até Você” para passar pelo o atendimento clínico e fazer o exame de eletrocardiograma. “Consegui dois atendimentos aqui. Esse projeto é muito bom, porque a comunidade tá precisando, aqui tem muitas pessoas carentes, crianças, que precisam desses atendimentos, e vindo aqui para a base facilita muito a vida do povo”, pontuou. Os moradores que realizaram exames deverão pegar os resultados no Hospital Jorge Novis, em Itinga, na data agendada e informada ao paciente. 

Outra moradora que aproveitou os serviços da ação itinerante foi Ingrid Nascimento. Ela levou os filhos e marido para atualizar as cadernetas de vacinação, além dela. “Aqui é bom porque a gente já não precisa ir no posto, estamos com as vacinas na porta de casa, e além disso ainda tem os exames e consulta que ajuda muito os moradores daqui, porque nem todos têm condições de tá se deslocando para o Centro, onde tem a maioria dos atendimentos”, ponderou.