No Dia Mundial da Educação Ambiental, Semarh realiza ação de conscientização em Vilas e Ipitanga

Por: Iana Silva
Quinta, 26 de Janeiro de 2023 às 15:03

No Dia Mundial da Educação Ambiental, Semarh realiza ação de conscientização em Vilas e Ipitanga

Foto: Raphael Muller


O Dia Mundial da Educação Ambiental, tradicionalmente comemorado no dia 26 de janeiro, busca conscientizar a população sobre a importância de preservar e cuidar da natureza. Em Lauro de Freitas, o dia foi marcado por uma ação nas praias de Vilas do Atlântico e de Ipitanga, com abordagens educativas, distribuição de panfletos e incentivo às práticas sustentáveis para a proteção das tartarugas marinhas e descarte correto dos lixos. A atividade faz parte do Programa Meio Ambiente por Inteiro (PMAI), administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente dos Recursos Hídricos (SEMARH). 

A coordenadora de Educação Ambiental da Semarh, Regina Coeli, explica que no município a desova de tartarugas marinhas acontece entre os meses de setembro e março, tornando ainda mais necessária a realização de ações de conscientização sobre as responsabilidades dos banhistas e responsáveis por estabelecimentos localizados na orla. “Nosso intuito é acompanhar de perto mesmo, levando informações que orientem a todos sobre a educação ambiental e, principalmente, sobre a desova das tartarugas que acontece nesse período. Estamos aqui, com técnicos e biólogos, falando sobre a importância de cuidarmos das nossas praias e de todo o meio ambiente”, comentou.



Durante a ação, também foi abordada a interferência da luz artificial nas praias, que deixa os filhotes desorientados e prejudica a desova das fêmeas. Os comerciantes foram orientados a seguir a legislação vigente de melhores práticas, para minimizar os impactos gerados pela iluminação. O gerente da barraca Buraco da Velha, João Pedro Puretz, elogiou a ação e o alerta feito sobre as responsabilidades de cada um. “Acho muito importante esse reforço sobre os cuidados que precisamos ter. É uma forma de conscientizar a galera para não sujar a praia. A gente sempre esteve engajado com essa questão da limpeza. Agora, vamos ficar atentos à iluminação”, comentou. 

O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Marques, também marcou presença na ação e destacou que esse trabalho ambiental já começou há alguns meses, mas será intensificado, com o intuito de conscientizar mais pessoas.  Ele destaca que, por semestre, as tartarugas marinhas fazem uma desova de quase seis mil filhotes, na área. “Essa área visitada é importante para os banhistas e também para os animais. Então a gente está tendo esse cuidado de educar os frequentadores das praias, moradores e dos comerciantes que atuam aqui. É um processo educativo que faz toda a diferença”, disse.