Novembro Azul: mais de 200 homens participam de palestras, consultas e exames no Hospital Jorge Novis

Por: Giovanna Reyner
Sexta, 25 de Novembro de 2022 às 15:03

Foto: Maína Diniz

O Hospital Municipal Professor Jorge Novis intensificou, nesta sexta-feira (25), as ações da Campanha Novembro Azul em Lauro de Freitas com a oferta de consultas com médicos urologistas, exame de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico). Além disso, foram ministradas palestras sobre autocuidado para alertar quanto aos riscos e cuidados do câncer de próstata, uma das doenças que mais acomete à saúde masculina em todo Brasil.

Os procedimentos foram disponibilizados para cerca de 200 homens com idade acima de 45 anos, que foram triados pelas Unidades de Saúde da Família (USF). “Durante todo o mês de novembro, nós intensificamos em nossos equipamentos, tanto da rede de atenção básica quanto da especializada, ações educativas com o foco em orientações relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata. Essa é a nossa preocupação constante, que a prevenção chegue a população com eficiência e caso necessário, que esse homem possa ter o devido atendimento”, declarou o secretário municipal da Saúde, Augusto César Pereira.

Enquanto aguardavam na sala de espera, enfermeiras e assistentes sociais explicavam aos homens quais os sinais e sintomas mais frequentes da doença como dificuldades ou demora para urinar, sensação de que a bexiga não foi esvaziada completamente, presença de sangue na urina, aumento da necessidade de urinar e, em casos avançados, dores nas costas.  As técnicas informaram sobre os fatores de risco que podem ser sobrepeso, raça, tabagismo, formas de diagnóstico e tratamentos.

O fluxo de atendimento foi organizado inicialmente pela triagem com a equipe de enfermagem em que o paciente respondia a um questionário sobre hábitos diários, histórico familiar e outras informações que auxiliam no direcionamento de diagnóstico mais preciso. A iniciativa contou com a participação de quatro médicos urologistas e uma médica ultrassonografista. “Hoje está mais rápido e fácil chegar a um diagnóstico. O rastreio se organiza de um modo geral analisando a idade, histórico familiar, fatores hereditários e genéticos. Precisamos alertar para que esses homens busquem se cuidar e assim realizar a prevenção”, alertou o médico urologista, Victor Judiss.

O motorista, José Francisco Miranda, 57 anos, não descuida da saúde. Ele conta que seu avô morreu em decorrência do câncer de próstata e pelo fator hereditário iniciou a prevenção de forma precoce, com apenas 37 anos. “Eu faço minhas consultas e exames anualmente. Todos os homens nesta faixa etária devem se cuidar e se prevenir, pois esse negócio de preconceito não está com nada”, falou. A opinião é semelhante à de Paulino Freitas, 72 anos. O aposentado conta que venceu a doença durante uma ação do Novembro Azul. “Descobri a doença sem sintomas, descobri numa ação preventiva e o câncer estava em fase inicial, por isso me curei rapidamente. Os homens não devem descuidar”, relatou.