Novo núcleo do NEOJIBA em Lauro de Freitas irá beneficiar mais de 200 crianças e adolescentes
Por: Ascom Neojibá
A cidade de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, ganhará um Núcleo de Prática Musical do NEOJIBA, programa do Governo da Bahia. O novo núcleo irá atender mais de 200 crianças e adolescentes, prioritariamente em situações de vulnerabilidade, com atividades de iniciação musical, prática orquestral e de canto coral.
A assinatura do convênio entre o Instituto de Desenvolvimento Social pela Música (IDSM), responsável pela gestão do NEOJIBA, e a prefeitura de Lauro de Freitas acontecerá nesta terça-feira (15), às 15h, no Parque do Queimado, em Salvador, sede do programa.
Na ocasião, estarão presentes o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, a Diretora Institucional do NEOJIBA, Fernanda Tourinho, entre outras autoridades.
A previsão é que o novo núcleo inicie as atividades ainda neste primeiro trimestre. O endereço será a sede da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil, na Av. Amarílio Tiago dos Santos, 144, no centro da cidade.
As pré-inscrições para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos serão amplamente divulgadas em breve nos canais de comunicação do programa. Os interessados não precisam ter conhecimento musical prévio nem possuir um instrumento musical. O NEOJIBA fornece instrumentos e todos os acessórios para que seus integrantes possam praticar. As atividades são totalmente gratuitas.
O novo núcleo em Lauro de Freitas integra as comemorações pelos 15 anos no NEOJIBA, celebrados em 2022. Ao longo de sua história, o programa mudou a vida de mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens baianos e tornou-se referência em desenvolvimento social por meio da música no Brasil e no mundo, com a promoção de sete turnês internacionais. Para comemorar a data, uma série de eventos serão promovidos durante o ano, especialmente em outubro, mês do aniversário do programa.
*Sobre o NEOJIBA*
Criado em 2007, o NEOJIBA (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o NEOJIBA atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos, e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
Fotos: Lucas Lins
14/02/2022