Obras de requalificação da Avenida Beira Rio são iniciadas em Lauro de Freitas

Sexta, 27 de Janeiro de 2023 às 13:01

Obras de requalificação da Avenida Beira Rio são iniciadas em Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa

Uma das vias mais importantes e movimentadas da região do Centro, a Avenida Beira Rio, vai passar por uma ampla requalificação ao longo de 2023. A obra, que é um desdobramento da Macrodrenagem do Rio Ipitanga, teve início no dia 23 de janeiro e está sendo executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), através do Consórcio Ipitanga. Quem vem do Centro da cidade ou do aeroporto em direção ao Parque Shopping já pode avistar as retroescavadeiras trabalhando no canal que corta a avenida.

O projeto prevê um trabalho completo de urbanização, partindo da rotatória em frente ao Ginásio Municipal até a ponte na entrada do Parque Shopping. Entre as intervenções a serem realizadas estão o recapeamento asfáltico, a manutenção das calçadas, a construção de ciclovia e uma nova iluminação de LED, além de um espaço infantil (parquinho) e equipamentos de ginástica. Com isso, a obra vai transformar o aspecto visual da avenida, reduzir alagamentos, acabar com os buracos na pista e melhorar a mobilidade e o trânsito na região.

O secretário de infraestrutura, Roque Fagundes, fez questão de ressaltar a sensibilidade do presidente da Conder, José Trindade, no atendimento da solicitação da prefeita Moema Gramacho, para que esta obra pudesse ser realizada através do Consórcio Ipitanga, visto que a Avenida Beira Rio é um dos principais “cartões de visita” para quem chega à cidade.

Como fica o trânsito

Com o início dos trabalhos no canal, uma parte da pista do lado direito foi interditada para permitir a passagem apenas de veículos de pequeno e médio porte. Os ônibus vão transitar preferencialmente pela Estrada do Coco, sob a supervisão da A Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Ordem Pública (SETTOP). Diante da extensão das obras, as interdições na pista serão feitas de forma gradativa, de 100 em 100 metros, a fim de evitar a paralisação completa do trânsito no local e a sobrecarga das vias do entorno. A obra vai durar em torno de 12 meses, com a conclusão prevista para dezembro deste ano.