Obras realizadas pela Conder já recapearam 28 ruas em Lauro de Freitas

Segunda, 13 de Março de 2023 às 14:02

Obras realizadas pela Conder já recapearam 28 ruas em Lauro de Freitas

Foto: Wandaick Costa

O Governo do Estado da Bahia, em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, está realizando um amplo trabalho de recapeamento asfáltico no município. O projeto, executado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), foi iniciado em agosto do ano passado (2022), com o objetivo de revitalizar 32 ruas de bairros distintos. Devido à sua abrangência, a intervenção foi dividida em três etapas e já atendeu 28 ruas. O projeto está em sua terceira etapa, com os serviços de fresagem, recapeamento e a devida sinalização das vias urbanas.

Para a execução total do projeto, o investimento é de R$ 24 milhões. Todas as intervenções estão sendo executadas pela empresa PAVLOC, Construções e Locação de Máquinas Ltda. A primeira etapa foi realizada em ruas do Centro e de Itinga. As ruas Bispo Renato Conceição, Edvaldo Santos Leite e Maria Isabel dos Santos, estão aguardando liberação da Embasa para início do recapeamento. Já a segunda etapa aconteceu nos bairros de Buraquinho, Ipitanga e Vilas do Atlântico. Todas as ruas desta área foram recapeadas, com exceção da Avenida Amarilio Tiago dos Santos, que também está aguardando liberação da Embasa para a finalização.

Com os serviços iniciados em fevereiro deste ano, a terceira fase das obras, já levou melhorias para a Rua Santo Antônio e, em breve, também irá contemplar a Avenida Queira Deus, localizada no bairro de Portão. Também foi acrescentada nesta fase, a Rua Maria Rosinete Veloso Augusto, no bairro de Quingoma. A localidade está passando por obras de pavimentação, que buscam facilitar o tráfego local, o escoamento das águas das chuvas e a melhoria da qualidade de vida dos moradores.

As equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) estão acompanhando todas as fases e prestando todo o suporte necessário. O gestor da pasta, Roque Fagundes, destaca que a requalificação já está trazendo retornos positivos para cidade. "Essas obras são necessárias para melhorar a infraestrutura local. As ruas que tiveram o serviço finalizado, já não convivem mais com dificuldade de mobilidade, entre outros problemas. Priorizamos as vias mais desgastadas. Além das novas camadas de asfalto, estão sendo feitas as sinalizações para segurança de toda a população", comentou.