Policlínica Regional de Simões filho intensifica atendimentos na Região Metropolitana

Por: Giovanna Reyner
Sábado, 28 de Janeiro de 2023 às 16:04

"Eu vim para fazer ressonância e ultrassonografia. Realizei dois exames importantes no mesmo dia, o que facilitou muito para mim. Eu adorei". O relato entusiasmado é da aposentada Vera Maria Freitas, 76 anos, ela foi uma dos mais de oitenta pacientes de Lauro de Freitas que tiveram procedimentos como exames e cirurgias eletivas realizadas através do inédito Programa de Intensificação de Atendimento, executado pela primeira vez neste sábado (28), na Policlínica Regional em Simões Filho. Além de Lauro de Freita a unidade de saúde atende a mais 5 municípios: Camaçari, Simões Filho, Dias D’Ávila, Mata de São João  e Conde.

Conforme combinado em assembleia dos prefeitos, a Direção da Policlínica buscou reduzir a fila da regulação e atender às principais demandas de cada município e assim, ao todo, foram agendados 208 pacientes, através das centrais de regulação dos municípios consorciados.

A prefeita de Lauro de Freitas e também presidente do Consórcio que administra a Policlínica, Moema Gramacho, esteve na unidade e acompanhou tudo de perto. Ela explica que a intenção do Programa é dar celeridade a realização de exames como raio x, ultrassonografia, mamografia, ecocardiograma e ressonância magnética, além de pequenas cirurgias como a retirada de verrugas, cistos e lipomas. "Nós também disponibilizamos uma ambulância  e uma equipe de saúde de Lauro de Freitas para dar suporte em caso de eventualidades", sinalizou.

Os exames de ultrassonografia e ressonância estão entre os mais procurados. De acordo com o diretor geral da Policlínica, Fernando Failla, a ideia é que o Programa aconteça durante todo o ano, dois sábados por mês. "Esses exames são importantes para diagnóstico de patologias como linfomas por exemplo. Aqui os pacientes são acolhidos e realizam os exames necessários com conforto e agilidade", garantiu.

A professora, Carmen Lúcia Ferreira, mora no final de linha dos ônibus, no Centro de Lauro de Freitas e estava esperando por uma ressonância há dois meses. O local é ponto de saída dos ônibus que levam e trazem os pacientes da Policlínica de forma gratuita. "Assim que os pacientes realizam os agendamentos dos seus procedimentos, eles também já são agendados para os ônibus da Policlínica", explica o coordenador da Regulação Municipal, Igor Mascarenhas. Ele completa informando que todos os pacientes foram marcados via regulação municipal. "Os interessados devem se dirigir a um dos postos descentralizados ou Central Municipal de Regulação para marcar seus exames, consultas ou cirurgias eletivas", falou.

A previsão é de que a próxima ação do Programa seja realizada no dia 11 de fevereiro. "Agradeço aos servidores da Policlínica e aos dos municípios que colaboraram, aos Prefeitos e ao Governo do Estado pela parceria e ao povo pela confiança. Vem mais por aí", frisou Moema.

Policlínica Regional em Simões Filho

Apesar de estar em Simões Filho, a Policlínica Regional atende a seis municípios da Região Metropolitana de Salvador, incluindo Lauro de Freitas através do Consórcio Metro Recôncavo Norte, que gerencia a unidade.

O equipamento oferta especialidades médicas como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia, todas podem ser marcadas nos pontos descentralizados de Regulação ou na Central Municipal de Regulação, que funciona na Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.

"Nós também queremos incentivar que cada vez mais as pessoas utilizem esse equipamento que possui um ambiente agradável, espaço arejado com wi-fi, os ônibus levam e trazem o paciente com segurança", declarou Moema.

Foto: Rafael Magno