Prefeitura de Lauro alerta sobre a importância de atualizar cartão de vacina antes das festas de fim do ano

Por: Iana Silva
Sexta, 16 de Dezembro de 2022 às 13:01

Com a chegada do final de ano, o número de festas e confraternizações aumenta bastante. Atenta a este cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) alerta sobre a necessidade da população de Lauro de Freitas atualizar a sua caderneta de vacinação contra a Covid-19. De acordo boletins epidemiológicos do município, 66% receberam a 3ª dose e apenas 28% da população finalizou o ciclo vacinal, com a aplicação da 4ª dose. O surgimento de novas variantes no país, também preocupa a Secretaria, fazendo com que as equipes ampliassem as convocações e faixas etárias para recebimento dos imunizantes disponíveis no município.

O gestor da pasta, Augusto César, destaca que as novas ondas são motivadas por causas multifatoriais, incluindo o comportamento da população. Por isso, alerta sobre a necessidade de adultos e crianças voltarem a usar suas máscaras de proteção e cumprir todas as etapas do ciclo vacinal. “Nas últimas semanas, todo o país registrou um aumento significativo da doença. Ainda assim, o número de faltosos nos postos de vacinação da nossa cidade é muito grande. Isso nos preocupa bastante, pois sabemos dos impactos que o vírus causa no cotidiano e na vida das pessoas. Estamos nos empenhando em aumentar a imunização. Sabemos que a melhor forma de evitar a doença é através da vacina.”, disse.

A enfermeira sanitarista, Rosana Baqueiro, também ressalta a importância dos pais e responsáveis levarem as crianças e adolescentes para receberem os imunizantes. A terceira dose, por exemplo, está disponível para adolescentes a partir dos 12 anos, mas o retorno está baixo, preocupando os profissionais da área. “Esse baixo número nos deixa em alerta. Precisamos do empenho dos responsáveis para diminuir a circulação do vírus. Quando protegemos as crianças e adolescentes, protegemos toda a família. Não podemos deixar essa doença comprometer mais vidas”, disse.

Para frear o contágio da doença, a gestão instalou barreiras sanitárias em diversas localidades para testagens e controle do avanço do vírus. A disponibilidade de vacinas também é feita, de segunda a sexta, em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira (16), a 1ª dose da Pfizer foi aplicada em crianças de 6 meses a menores de 3 anos, previamente cadastradas. Também foram disponibilizadas as 1ª e 2ª doses da Pfizer (de 5 a 11 anos) e Coronavac (de 3 a 11 anos), com retornos agendados até o dia 08 de dezembro.