Prefeitura entrega mais duas salas de recursos multifuncionais em Itinga; agora são 20 unidades contempladas

Por: Yandra Barros
Segunda, 10 de Junho de 2024 às 14:02

Foto: Andressa Oliveira

Com foco na inclusão, na manhã desta segunda-feira (10), a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), inaugurou mais duas salas de recursos multifuncionais. Com a entrega de uma sala na Escola Solange Coelho e outra no Instituto de Educação Profissional Eurides Santana, ambas no bairro de Itinga, a cidade agora conta com 20 espaços dedicados à atenção especializada aos estudantes (AEE).

A sala que chega para potencializar a educação inclusiva, tem um atendimento individualizado, no turno oposto, onde são avaliadas as necessidades de cada aluno e conta com equipamentos que ajudam no desenvolvimento e no estímulo das habilidades que serão aproveitadas durante as aulas regulares.

Durante a inauguração, a prefeita Moema Gramacho, reforçou a importância do trabalho coletivo na elaboração desses espaços. “Este momento de entrega de mais uma sala multifuncional é uma demonstração do compromisso que a gestão, a secretaria, os dirigentes têm e, acima de tudo, que os professores têm. Vemos aqui a importância do trabalho coletivo, do trabalho em equipe. Educação com qualidade não se faz sem inclusão. É um trabalho coletivo, não só escolar, mas também familiar”.

Professora do Instituto de Educação Profissional Eurides Santana, Lívia Bravo destacou a importância do trabalho que será realizado na sala. “Tudo é questão de estímulo e quanto mais precoce melhor. Nós vamos formando conexões, quando estimuladas vão se fortalecendo e quanto mais precoce a gente começar a trabalhar a criança evolui, e a sala vem para contribuir com esse trabalho”.

Para Aziz Weber, pai de um dos alunos beneficiados, todos irão ganhar com a inauguração da sala. “Esse espaço é de extrema importância para educação não só para meu filho, mas para os outros também. Vai ser muito bom para o desenvolvimento, essas crianças precisam de estímulos, se não elas descem a ladeira, e nós queremos que elas subam. Essa sala além de estimular, vai divertir eles”.

Luciano Reis, gestor da Escola Solange Coelho, reforçou o papel inclusivo desse espaço. “É um equipamento importantíssimo, que vai promover de fato a inclusão dos alunos que possuem alguma necessidade especial de educação. É nesse equipamento que a gente vai de fato conseguir fazer com que eles alcem outros voos”.

De acordo com a Secretária da SEMED, Vânia Galvão, a expectativa é que até o mês de julho sejam entregues mais duas salas. “Dentro de uma política de inclusão que vem sendo implementada pela secretaria de educação, nós estamos nos esforçando para encaminhar os recursos necessários para implementação dessas salas. Quando assumimos a secretaria, nós tínhamos apenas 9 salas, hoje chegamos a 20 e no mês de julho iremos inaugurar mais 2 salas. Serão 22 salas de recursos multifuncionais. Isso é um avanço muito grande para educação inclusiva no município de Lauro de Freitas”.